Caravanas do SEEBF-PI ao interior preparam para a Campanha Salarial 2018

Um sindicato forte é feito com unidade. Assim, diretores e diretoras do Sindicato dos Bancários do Piauí (Seeb-PI) viajaram em caravanas pelo interior do Estado, passando por mais de 30 municípios. Dialogaram com a categoria sobre a antecipação da Campanha Salarial de 2018, que promete ser ainda mais difícil; e a importância e apoio nas eleições da Cassi, com a Chapa 01 e Funcef com a Chapa do Participante, chapa 03; além da importância e adesão à contribuição sindical.

O presidente do sindicato, Arimatea Passos, ressaltou que a Campanha Salarial agora é foco principal. “A Campanha Nacional está sendo antecipada. Temos que manter a união e quando deliberar por uma greve, todos têm que participar. Será uma campanha muito difícil porque está sob uma nova lei trabalhista. Temos hoje um Acordo nacional com mais de 120 cláusulas, além de acordos específicos dos bancos privados. É importante que tudo isso seja garantido e que possamos e ampliar as conquistas e direitos”.

O vice-presidente, Odaly Medeiros, também alertou para as dificuldades da Campanha de 2018. “Temos uma situação bem diferente dos anos anteriores. A nova Lei diz que dia 31 agosto zera tudo, quando pela lei anterior tínhamos o direito de que enquanto não assinássemos um novo Acordo, o acordo anterior, mesmo vencido, estava garantido e agora isso acabou. Temos que informar toda a categoria sobre esse desafio que nós temos pela frente. A presença dos diretores no interior é fundamental e fortalece para a luta que vem pela frente”, disse Odaly.  

Importância da presença na Base

A Diretora Lusemir Carvalho destacou a importância da presença junto aos colegas do interior e a união necessária para uma Campanha vitoriosa. “Os colegas nos receberam com muito carinho. A gente percebe a felicidade quando chegamos às agências. Com essa reforma trabalhista todas as cláusulas que nós adquirimos ao longo dos anos e a duras penas serão zeradas, então nossa luta será principalmente pela defesa do emprego. O Sindicato tem que ir para base, porque os colegas no interior são menos assistidos e nossa presença é imprescindível. Temos que ter união. O nosso ganho é do tamanho da nossa luta”, afirmou Lusemir.

Campanha de adesão à contribuição sindical

O Diretor Robert Mendes comentou sobre a adesão da categoria à Contribuição Sindical e o diálogo sobre a importância para as entidades que fazem as negociações para a categoria. “Fomos muito bem recebidos, falamos da importância da Contribuição Sindical aprovada em Assembleia. A importância dos repasses que são destinados para a Federação e Confederação, porque nas negociações é a Confederação que senta à mesa para fazer o trabalho de negociar a nosso favor. O que os trabalhadores pedem é que a gente endureça nas negociações, porque vemos que o governo está tendendo para o lado dos banqueiros, por isso temos que lutar com unidade”, disse Robert.

O presidente Arimatea lembrou que a categoria tem consciência da importância da contribuição para as negociações e conquistas. “Alertamos sobre o enfraquecimento do sindicato se a categoria não entender que é fundamental a contribuição sindical para manter essa estrutura que faz a luta e defesa constante dos trabalhadores. É importante que as pessoas saibam e acompanhem a destinação da Contribuição Sindical e as pessoas compreendem a importância dessa contribuição”, disse Arimatea.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram