Caravana em defesa dos bancos públicos e do emprego percorre RMR e Zona da Mata (PE)

Bancários de todo o país participaram, nesta quarta-feira (4), de mobilizações contra a privatização da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil e demais bancos estaduais. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou rodas de diálogo com os bancários de agências públicas e privadas sobre a importância do papel social dos bancos públicos. Também estiveram em pauta os impactos da reforma trabalhista e a Campanha Nacional da categoria.

Ao todo, foram visitadas 11 unidades bancárias, localizadas no bairro de Boa Viagem, no Recife (PE), e em Vitória de Santo Antão (PE). Os dirigentes sindicais reforçaram que a política privatista implementada pelo governo ilegítimo de Michel Temer traz grandes prejuízos para o desenvolvimento do Brasil, assim como para a vida do trabalhador.

“O governo está desestruturando o Banco do Nordeste para privatizá-lo. Acabaram com a carteira de gerente de Pronaf, estão fechando agências, a população ficará desassistida. Precisamos entender que o BNB desenvolve os municípios do Nordeste, seja com microcrédito, Pronaf ou qualquer outra linha de crédito”, explicou o diretor do Sindicato e funcionário do banco, Rubens Nadiel.

O debate sobre a ameaça de privatização dos bancos públicos também foi levado aos bancos privados com o objetivo de conscientizar a base sobre a necessidade de manter a unidade frente aos ataques ao patrimônio do povo brasileiro. Na oportunidade, a Campanha Nacional pela Anulação da Reforma Trabalhista foi apresentada aos bancários. O objetivo é coletar assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular.

Para o diretor do Sindicato, Cléber Rocha, a população ainda não se deu conta do que será permitido a partir de 11 de novembro, data na qual entra em vigor a nova lei trabalhista. “Todas as empresas, inclusive os bancos públicos e privados, vão poder terceirizar ou contratar por hora trabalhada, por exemplo. Já encontramos em um site de recrutamento com anúncio de vaga para gerente bancário autônomo. E vocês sabem, terceirizado não tem PLR, plano de saúde, auxílio-creche e todos os outros direitos que conquistamos”, destacou.

Na ocasião das visitas, os bancários foram convidados para um grande ato em defesa dos bancos públicos, programado para o último domingo (29) deste mês, no Pina (PE). “A maioria dos trabalhadores parece estar anestesiada, não participou dos dois dias de Greve Geral que chamamos. Os deputados, não vendo reação em massa, aprovaram essas medidas. Precisamos que vocês participem dessas mobilizações para impedir mais retrocessos”, afirmou o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, João Rufino.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram