Caravana da Fetec-CUT/SP mobiliza bancários de Barretos

A caravana realizada pela Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (Fetec-CUT/SP) se juntou, na quarta-feira (24), ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de Barretos e Região (Sintraf Barretos) para mobilizar os bancários da cidade de Bebedouro, base do sindicato de Barretos. “Estamos aqui em Bebedouro para anunciar que a Campanha Nacional dos Bancários 2016 já está em andamento e deixar claro para a categoria que somente com a participação deles conseguiremos garantir nossos direitos e obter vitórias em nossas reivindicações. Como diz o lema de nossa campanha, ‘Só a luta te garante’”, disse Marco Antônio Pereira, o Marquinho, presidente do Sintraf Barretos.

Marquinho lembrou ainda que a caravana também tem o objetivo de alertar a população sobre a cobrança de altas tarifas bancárias. “Os bancos têm muito lucro com as tarifas cobradas dos clientes. Somente com a cobrança de tarifas eles conseguem pagar os salários dos bancários, sem contar os lucros com outras operações financeiras. Mas, não valorizam os trabalhadores. Caso os bancos não atendam nossas reivindicações, seremos obrigados a ir para a greve”, disse.

José Aparecido da Silva, o Chocolate, diretor da Fetec-CUT/SP, também ressaltou os problemas criados pela política adotada pelos bancos de expulsão dos clientes das agências. “É inaceitável os clientes pagarem nossos salários e todos os demais custos que os bancos têm com os funcionários apenas com as tarifas de serviços e estarem sendo expulsos das agências e direcionados aos caixas eletrônicos, ou pior, às lotéricas e outros correspondentes bancários, que não lhes garantem a mesma segurança”, disse o dirigente sindical. “Os bancários que são obrigados a recusar o atendimento aos clientes têm que estar cientes de que isso vai levar à redução dos atendimentos nas agências e colocará em risco os seus empregos”, completou.

Mesas de negociações

O presidente do Sintraf Barretos lembrou ainda que enquanto acontecia a caravana em Bebedouro, estavam ocorrendo em São Paulo a mesa de negociações da categoria com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e a segunda rodada de negociações da CEE Caixa com os representantes do banco. “Nossa atividade se soma ao Dia Nacional de Luta da Caixa, que acontece hoje (24/08) em todo o país. Precisamos garantir o caráter 100% público da Caixa e pressionar o banco a negociar não apenas sobre as reivindicações desta campanha, mas também cumprir promessas de campanhas passadas, que foram aprovadas mas não aplicadas pela Caixa”, lembrou Marquinho.

A caravana de mobilização da categoria para a Campanha Nacional dos Bancários 2016, realizada pela Fetec-CUT/SP e pelos sindicatos de sua base começou no dia 15 de agosto e passará por mais seis cidades até o dia 1º de setembro. Na quinta-feira (25) será a vez de Catanduva e na sexta-feira (26) de Araraquara (veja abaixo calendário das próximas cidades que recebem a caravana).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram