Campos de Goytacazes: Bancários realizam ato em defesa dos bancos públicos

O Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Campos dos Goytacazes e Região, realizou, na manhã desta quinta-feira (20), um ato em defesa dos bancos públicos em frente à principal agência da Caixa Econômica Federal, no tradicional pelourinho localizado no principal centro financeiro do município, um local com fluxo de trabalhadores. A atividade faz parte do Dia Nacional em Defesa dos Bancos Públicos, com atividades realizadas por sindicatos dos bancários de todo o país.

O governo de Michel Temer está promovendo uma reestruturação nos bancos públicos, com redução de quadro de pessoal e fechamento de agências do Banco do Brasil e da Caixa, além de descapitalização e mudança de perfil dos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para representantes sindicais da categoria bancária, não se trata de uma reestruturação, mas sim de um desmonte dos bancos públicos, em preparação para a entrega da carteira de clientes e serviços, com a consequente privatização das instituições.

O ato em Campos de Goytacazes contou com carro de som, panfletagem e diversos representantes de outras categorias de trabalhadores.

Além da defesa dos bancos públicos, os dirigentes sindicais alertaram a população das consequências das reformas propostas e implementadas pelo governo golpista que retiram os direitos básicos de sobrevivência do povo brasileiro e conclamaram os trabalhadores que transitavam pelo local a se mobilizarem e aderirem à greve geral no dia 28 de abril.

Para Rafanele Alves Pereira, recém-eleito presidente do Sindicato dos Bancários de Campos, com posse marcada para 27 de julho, a população foi bastante receptiva. “A população não apenas ouvia, se manifestava a favor do enfrentamento às reformas propostas pelo governo Temer”, disse. Para ele, o ato também foi positivo por ter mobilizado um grande contingente de trabalhadores, tanto bancários quanto de outras categorias.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram