Campanha Nacional denuncia falhas dos bancos em Teixeira de Freitas

Mobilizações em frente aos bancos chamaram a atenção da população

Com o tema “Exploração não tem perdão”, o Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia lançou nesta terça-feira (18) em Teixeira de Freitas a Campanha Salarial 2015, com manifestações em frente às agências centrais da Caixa Econômica Federal e do Itaú. Um dos atrativos foi a apresentação do grupo teatral charanga Por do Sol, que fez a animação do evento.

Faixas e cartazes foram colocados na frente das duas unidades, além de bandeiras do sindicato e da CUT, que deram suporte ao manifesto.
Os lucros sem investimentos sociais, as más condições de trabalho e o assédio moral foram denunciados pelos dirigentes sindicais. De acordo com Thomaz Edson Andrade, diretor do Sindicato, os bancos tiveram altos lucros no primeiro semestre deste ano, “mas, ao invés de investir, estão reduzindo o seu quadro funcional”. O dirigente lembrou que, somente o Itaú, demitiu aproximadamente 2.300 funcionários, em um ano.

Para Gildenê Prates, também dirigente sindical e funcionário do banco, essa redução compromete a prestação de serviço aos clientes. “O Itaú deveria aumentar o número de funcionários, porém, faz é demitir”, afirmou Prates, ao denunciar o mau atendimento na agência central de Teixeira de Freitas, devido ao número insuficiente de trabalhadores.

Ao dialogar com os clientes em frente à unidade central da Caixa Econômica Federal, o coordenador geral do Sindicato, Carlos Eduardo Coimbra, esclareceu que “essa manifestação tem o objetivo de chamar a atenção da clientela e a sociedade sobre as reivindicações dos bancários”. A classe reivindica, entre outros pontos, reajuste salarial de 16%.

Coimbra criticou o déficit de funcionários na Caixa, que de acordo com o dirigente, não cumpriu o acordo coletivo 20142015, de contratar 2.400 empregados. Segundo ele, em virtude ao baixo quadro funcional, a Caixa é recordista em reclamações por mau atendimento aos clientes.
Completou Gilderaldo Alves, lotado na agência e diretor do Sindicato, que a Caixa causa transtornos aos seus clientes, “empurrando-os para correspondentes bancários”. “Usuário da Caixa tem é que ser atendido na Caixa”, sustentou.

Com a participação ainda dos dirigentes Sormane Sulz, Marinalva Pinto, João Climário e Marcos Fonseca (Marcão da CUT), os manifestantes criticaram também o processo de terceirização no setor bancário e as práticas abusivas adotadas pelos bancos no Brasil.

A próxima manifestação será no dia 24 na cidade de Itamaraju, onde o Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia dará continuidade ao lançamento da Campanha Nacional.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram