Campanha da CUT em defesa das pessoas com deficiência chega aos estados

A Campanha Nacional da CUT em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi lançada oficialmente pela Central em março deste ano, durante o 2º Encontro Nacional de Políticas Sociais realizado em São Paulo. Agora, a campanha começa a ser lançada também nos estados, com a finalidade de subsidiar as entidades cutistas para o debate, bem como fortalecer e organizar os coletivos nos estados e nos ramos.

A campanha conta com uma cartilha que traz, além de informações sobre direitos e principais tópicos da Convenção da ONU, dados sobre a evolução dos trabalhadores com deficiência no Brasil, exemplos de cláusulas incluídas nas convenções coletivas de trabalho de alguns sindicatos da CUT e a íntegra da resolução do II Encontro Nacional dos/as Trabalhadores/as com Deficiência, realizado no ano passado em São Paulo.

O bancário Expedito Solaney, secretário nacional de Políticas Sociais da CUT, diz que “a campanha representa o começo da intensificação deste debate no interior de nossa Central, pois entendemos que essas lutas específicas não estão descoladas de nossas lutas gerais. Ela deve estar em nosso cotidiano e na cultura de nossos sindicatos”.

Segundo dados do IBGE, as pessoas com deficiência representam 14,5% da população brasileira, sendo que a maior concentração está nos estados do Nordeste. Porém, no mundo do trabalho, esses números não são conhecidos.

Para que a organização desses trabalhadores seja efetiva é preciso conhecê-los, ou seja, saber quantos são, onde estão – na fábrica, no campo etc. -, como vivem, se estão sendo incluídos em seu trabalho, se os empregadores estão cumprindo com os direitos.

Outro avanço importante é a presença da CUT no CONADE (Conselho Nacional de Pessoas com Deficiência), espaço em que a Central tem papel de destaque, sendo o único Conselho onde ocupa a vice-presidência.

A CUT também aderiu à Campanha de Acessibilidade “Siga essa Idéia”, organizada pelo CONADE, lançada em 2009. A Central assinou um termo de adesão, visando contribuir para o desenvolvimento de programas de acesso das pessoas com deficiência e divulgar os propósitos da campanha.

“A CUT é vanguarda nesta luta. Além de ter assento há anos no CONADE, a atuação do Coletivo Nacional tem papel de destaque por sua organização e presença em alguns estados” diz Solaney.

Confira o calendário de lançamentos nos estados:

Espírito Santo – 14 de maio – na Assembleia Legislativa, com a participação do deputado estadual do PT, Claudio Verezza, deficiente físico (cadeirante) e um dos mais importantes e atuantes deputados do Estado.
Amapá – 21 de maio
São Paulo – 10 de junho

Estados que já lançaram:

Distrito Federal – 18 de abril
Bahia – 7 de maio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram