Câmara de Santo André (SP) fará audiência para debater ataques a bancos públicos

A Câmara Municipal de Santo André realizará na sexta-feira (29) uma audiência pública para debater os ataques que os bancos públicos vêm sofrendo no atual governo federal. Solicitado pelo Sindicato dos Bancários do ABC e viabilizado por intermédio da vereadora Bete Siraque (PT), o evento terá início às 19h.

O objetivo é destacar a importância dessas instituições nas economias nacional e regional e promover a discussão sobre as ameaças de privatização e precarização nos bancos públicos, bem como informar as consequências para a sociedade e, em especial, a categoria bancária. Atualmente, Caixa e Banco do Brasil já passam por mudanças que reduzem o número de empregados e agências no País. Os cortes em programas sociais e na concessão de crédito, para pessoas físicas e empresas (inclusive via BNDES), também apontam para o desmonte dessas instituições.

Participam do evento como expositores o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira; a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano; o coordenador da Comissão de Empresa do Banco do Brasil, Vagner Nascimento; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Roberto von der Osten; a presidenta da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo (Fetec-CUT-SP), Aline Molina; o deputado federal Vicentinho (PT-SP) e o deputado estadual Luiz Turco (PT-Santo André/SP).

Após a audiência também deverá ser aprovada uma moção de apoio dos parlamentares andreenses aos bancos públicos. O Sindicato já encaminhou às demais câmaras municipais da região a solicitação para atividades similares, e novos debates poderão ser promovidos. Eles se somam a centenas de ações que vêm sendo realizadas pelo País para denunciar o desmonte de empresas e serviços públicos, e ampliam a organização para um grande ato em defesa do patrimônio público que acontecerá em 3 de outubro na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram