Caixa do BB é vítima de racismo por cliente na agência Catete no Rio

A funcionária Sandra Vianna, única mulher afrodescendente entre os quatro caixas do Banco do Brasil da agência Catete, no Rio de Janeiro, foi humilhada por um cliente, que proferiu palavras racistas. “Essa negra nem devia estar aqui. Tinha que estar varrendo o chão lá fora”, teria insultado a funcionária com muita irritação o cliente por ter de esperar cinco minutos para ser atendido no caixa da unidade.

O crime ocorreu no último dia 3. Sandra recebeu todo o apoio dos colegas e dos demais clientes e ligou para a polícia para fazer a denúncia. A polícia acompanhou os dois para o boletim de ocorrência na 10ª Delegacia, em Botafogo. Outros dois funcionários da agência também foram prestar depoimento.

A delegada autuou o agressor em flagrante por injúria racial, estipulando fiança para que ele não passasse a noite na cadeia. O processo ficará sob a responsabilidade da delegacia do Catete (9ª DP), que está funcionando no prédio da Polícia Civil, na Rua Gomes Freire.

“Nada justifica o cliente caluniar a bancária. Racismo é crime e ele tem que ser punido por essa prática absurda e inaceitável, humilhando a funcionária. A solidariedade e o apoio de bancários e clientes foram fundamentais, pois a sociedade não pode tolerar nenhuma forma de preconceito”, disse a diretora do Sindicato, Luciana Vieira.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram