Bradesco: População apóia manifestação em Mato Grosso

Os clientes e usuários dos serviços prestados pelo Bradesco em Cuiabá apoiaram a manifestação realizada pelo Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (Seeb/MT) na manhã desta quinta-feira, 15 de maio.

Durante o ato, alguns dirigentes sindicais se reuniram com os bancários em todos os setores da Agência Centro, e levaram as informações sobre o Dia Nacional de Luta.

“Tivemos que entrar nas salas sem permissão, pois o banco insiste em dificultar o acesso do Sindicato junto aos trabalhadores”, explica o diretor do Seeb/MT e bancário do Bradesco, José Maria Guerra.

Em todo o país, o movimento sindical busca avançar junto à direção do Bradesco em questões como auxílio-educação, Plano de Cargos e Salários, melhorias no plano de saúde, contratações para diminuir a sobrecarga de trabalho e mais segurança.

“Mostramos em nosso protesto, que o ‘banco do planeta’ não pensa em seus funcionários, dando muito mais respaldo à publicidade, do que a quem trabalha em prol do crescimento da empresa”, diz o secretário de Políticas Sindicais e bancário do Bradesco, João Luiz Dourado.

Para simbolizar a forma como o Bradesco age em relação aos seus funcionários, um malabarista relembrou o Cirque du Soleil, patrocinado pelo banco e fez uma comparação com os inúmeros casos de Ler/Dort, vividos pelos trabalhadores – Bradesco, patrocinador do circo de Só Ler. “Muitos trabalham sob pressão, e pior ainda, doentes. Tudo devido à cobrança de metas abusivas e ao assédio moral, que faz com que os trabalhadores tenham medo de perder o emprego”, afirma João Dourado.

Outro ponto cobrado pelos bancários do Bradesco em todo o país é sobre o auxílio-educação, já que o banco é o único em todo o Brasil, que não possui nenhum tipo de incentivo para que os trabalhadores cursem faculdade. Mas o Bradesco é um dos bancos brasileiros que mais cobram que os funcionários tenham curso superior, para que entrem ou permanecerem no quadro da empresa.

Para os bancários do Bradesco que pertencem ao Seeb/MT, além de todos esses problemas, eles ainda têm que conviver com a falta de cobertura do plano de saúde, que quase nunca é aceito nos estabelecimentos médicos e hospitalares, tanto da Grande Cuiabá, como também do interior.

“O Bradesco precisa rever sua forma de atuação. O banco celebra todos os anos, imenso acúmulo de lucros e mesmo assim, não prioriza seus empregados. Esse tipo de política é primária e precisa ser revertida. Por isso, os trabalhadores precisam se mobilizar e cobrar posturas democráticas e de comprometimento da empresa”, sintetiza o presidente do Sindicato, Arilson da Silva.

Ainda pela manhã, logo após o fim das reuniões, os dirigentes sindicais do Seeb/MT tiveram o apoio de um dos gerentes da agência, recém chegado à Mato Grosso, ele garantiu que está pronto para se sindicalizar, já que considera importante, o bom relacionamento com o movimento sindical.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram