Belém é a primeira capital do país a vacinar bancários e bancárias da linha de frente

Vai preparando teu braço, porque chegou a vez de os bancários e bancárias da linha de frente de Belém serem vacinados nesse fim de semana

“Foram muitos meses de luta por prioridade na vacinação da categoria, que entendemos ser um direito nosso, mas hoje felizmente essa espera chegou ao fim e a categoria bancária da linha de frente da capital paraense é a primeira a ser vacinada em todo o país. Nosso muito obrigada ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ao secretário de saúde, Maurício Bezerra, ao diretor de vigilância em saúde, Cláudio Salgado. Agora é organizar a lista de quem está na linha de frente, arrumar a casa pra receber muito bem quem se expôs esse tempo todo e que enfim vai ter sua dose de esperança aplicada”, afirma emocionada a presidenta do Sindicato dos Bancários de Belém, Tatiana Oliveira. A imunização dos bancários e bancários será neste fim de semana, dias 26 e 27, na sede do Sindicato dos Bancários, em Belém.

O critério para vacinação será a lotação do empregado em Belém, por isso, não será solicitado o comprovante de residência. O horário da vacinação ainda será definido pela diretoria do Sindicato, pois aguardamos o repasse de informações técnicas pela Secretaria Municipal de Saúde sobre a estrutura necessária para a aplicação da primeira dose.

Pedimos que a categoria fique atenta às nossas redes para receber as orientações. “Inicialmente serão 2000 doses destinadas. Infelizmente por conta dessa limitação ainda não podemos vacinar toda a categoria, mas vamos iniciar para aqueles que estão mais diretamente envolvidos com o atendimento ao público. O Sindicato vai definir a lista com os nomes. À medida que formos tendo acesso a um maior número de doses de vacinas, nós seguiremos essa programação de imunização com o objetivo de vacinarmos toda a categoria de bancários”, explica o secretário de saúde, Maurício Bezerra.

Em números

Belém possui aproximadamente 5 mil bancários e bancárias, pouco mais da metade, cerca de 2.800 estão trabalhando presencialmente em agências ou unidades com atendimento ao público. “Os números são aproximados, com base nas informações repassadas pelos bancos, mas com o calendário municipal já chegando aos 40 anos, nosso público da linha de frente é abaixo dessa faixa etária, portanto, acreditamos que com as 2.000 doses consigamos imunizar quase todos e todas da linha de frente de bancos privados, públicos e financeiras. Estamos numa força-tarefa para conseguirmos, junto aos bancos, os dados de quem está em atendimento ao público e ainda não foi vacinado. Agora sim nossa prioridade foi reconhecida de fato e no braço”, comenta a vice-presidenta do Sindicato, Vera Paoloni.

No primeiro trimestre do ano passado, o número de mortes de bancários, de acordo com o número de desligamentos por morte de trabalhadores com carteira assinada foi de 55, pelos dados do Boletim Emprego em Pauta, elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Esse número mantém pequenas variações ano a ano, mas no primeiro trimestre deste ano saltou para 152, crescimento de 176,4%.

No Pará, desde o início da pandemia, houve 43 óbitos de bancários por complicações da Covid-19, a maioria na Região Metropolitana de Belém. O maior registro dos óbitos ocorreu nos bancos públicos. “O Sindicato agradece a todos os parlamentares e gestores que tem atendido nossas solicitações e nos reconhecido como uma das categorias que não puderam parar nem no lockdown justamente pela sua essencialidade. Nosso agradecimento especial à vereadora Lívia Duarte e à deputada Marinor Brito, que intermediaram para que essa reunião acontecesse e saíssemos com a notícia mais esperada por todos nós. Mas a luta continua até que todos os bancários e bancárias sejam vacinados”, destaca a diretora de bancos estaduais, Ghyslane Cunha.

Calendário da vacinação amplia

Com a inclusão de Belém agora já são 24 cidades onde a categoria bancária já recebeu a primeira dose do imunizante, são elas: Concórdia do Pará, Senador José Porfírio, Marapanim, Soure, Breves, Cachoeira do Piriá, Paragominas, Mãe do Rio, Curralinho, Cumaru do Norte, Garrafão do Norte, Igarapé-Miri, Anajás, Aurora do Pará, Itaituba, Óbidos, Rondon do Pará, Ipixuna do Pará, Bragança, Cachoeira do Arari, Rondon do Pará, Capanema, Jacundá e Augusto Côrrea.

Fonte: Bancários PA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram