BB: Suspensão das CCPs quebra acordo com movimento sindical

As Comissões de Conciliação Prévia (CCPs) do Banco do Brasil estão suspensas em todo o país sem data prevista para retomada. Segundo a diretoria do BB, a suspensão vem ocorrendo por conta de problemas técnicos no sistema utilizado pelo banco. Enquanto isso, os processos de conciliação estão se acumulando, frustrando os trabalhadores.

“O Banco está descumprindo o acordo que fez com a Contraf-CUT e os sindicatos ao suspender as CCPs”, afirma Marcel Barros, coordenador da Comissão de Empresa do Banco do Brasil da Contraf-CUT. “Centenas de solicitações estão paradas por conta da inoperância e da incapacidade da Diretoria de Responsabilidade Social do BB em gerir as CCPs”, ressalta.

Marcel lembra que, quando o banco lançou o Plano de Aposentadoria Antecipada (PAA), chegou ao conhecimento da confederação que a diretoria estaria usando supostas indenizações que seriam recebidas pelos funcionários que aceitassem a aposentadoria nas CCPs como “propaganda” do plano (veja matéria da Contraf-CUT ).

“Agora a diretora responsável pelo setor simplesmente não dá prosseguimento nem ao que foi negociado com o movimento sindical e muito menos cumpre essas promessas feitas por ela e pela diretoria aos trabalhadores para vender aquele pacote de maldades”, indigna-se. Diversos sindicatos em todo o Brasil estão cobrando uma solução do banco e a efetiva retomada da CCPs. “Enquanto isso, todas as GEPES estão paralisadas por falta de iniciativa da diretoria de Responsabilidade Social”, lamenta Marcel.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram