BB ser  notificado por descumprir legisla‡Æo

(São Paulo)  O Sindicato de São Paulo vai notificar o Banco do Brasil nesta quinta-feira, dia 13, pelo não cumprimento da legislação sobre vale-transporte. Mesmo após pressão da Comissão de Empresa, o Banco do Brasil continua se negando a custear o transporte dos funcionários que moram em São José dos Campos e trabalham no Complexo São João, na capital paulista.

“O problema começou em novembro de 2005, quando houve a extinção do departamento Nurin (Núcleo Regional de Negócios Internacionais) e a conseqüente centralização dos serviços no Gecex (Gerência Regional de apoio ao Comercio Exterior). Com isso, uma parte dos funcionários foi transferida para São Paulo", diz o diretor do Sindicato, Hugo Tomé Aquino.

Embora a legislação obrigue a empresa a custear as despesas com transporte dos funcionários, ela limita esta obrigação a “transporte público coletivo urbano de caráter municipal, intermunicipal ou interestadual”. Contudo, não define, segundo o diretor, o que seja ‘transporte público coletivo urbano’.

“O BB, buscando subsídios ‘legais’ para não custear o transporte, criou sua própria definição deste tipo de transporte especificando em instrução interna da seguinte forma: ‘Veículo com duas portas e roleta para passagem’”, diz  Hugo. "Os funcionários foram obrigados a se transferirem para São Paulo. Para muitos, o gasto com transporte chega a 60% do salário. O banco deve se sensibilizar pelo problema”, completa.

De acordo com o diretor, “a notificação é o último recurso para, ainda em mesa de negociação, resolver o problema destes bancários. Desta forma, ganha o funcionário que terá seu problema resolvido com rapidez e ganha o banco que acaba com o passivo trabalhista”.

Fonte: Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram