BB instala porta girat¢ria na entrada de agˆncias

(Porto Alegre) Na primeira reunião do Fórum de Segurança do Banco do Brasil em 2007, ocorrida nesta quinta-feira, dia 26, nas dependências da Gepes, os representantes do BB anunciaram a instalação de uma porta giratória com detectores de metais na entrada das agências da rua Uruguai, no centro de Porto Alegre, antes do maior espaço de auto-atendimento do país com 37 caixas eletrônicos. O equipamento entrou em operação na última segunda-feira, dia 23.

Segundo o titular da Gepes, Geraldo Cecconi Viñas, trata-se de um projeto-piloto que o banco está implantando na Capital, atendendo a reivindicação dos bancários e, ao mesmo tempo, buscando se adequar às exigências da Lei Municipal nº 7.494, de 15.09.94, que determina a colocação desse equipamento de segurança em todos os acessos destinados ao público.

Outras seis unidades no Estado terão portas giratórias antes do auto-atendimento. Uma delas é a agência Avenida Borges, onde a medida será implementada dentro do prazo de 120 dias. Também a nova agência Cristóvão Colombo, ao lado do prédio da Cassi, terá o equipamento na entrada, atendendo à exigência da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) para a concessão da devida licença.

As demais agências encontram-se no interior gaúcho. São três em Novo Hamburgo e uma em Lajeado. Cada unidade passará a contar com mais uma porta giratória. A verba já foi liberada pelo banco.

“É um avanço importante, mas o banco já devia ter implantado essas portas na entrada em todas as agências”, ressaltou o diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) e representante do RS na Comissão de Empresa dos Funcionários, Ronaldo Zeni.

Os representantes do banco justificaram a demora pela necessidade de ajustes internos. O projeto-piloto, segundo eles, visa avaliar a eficácia desse equipamento antes do auto-atendimento.

Além das portas giratórias, os bancários cobraram a presença de vigilantes com coletes à prova de balas e o fim da guarda das chaves do cofre pelos gerentes e tesoureiros. O banco respondeu dizendo que está cumprindo a nova portaria da Polícia Federal sobre a vigilância. Também disse que está evoluindo a implantação do sistema Remus, melhorando da captação de imagens para permitir a abertura das agências à distância.

“Também solicitamos o gradeamento dos vidros das agências, conforme a recomendação feita pelo ex-secretário da Segurança Pública, Ênio Bacci, uma vez que um terço dos assaltos deste ano foram praticados com a utilização de marretas”, enfatizou o diretor do SindBancários, Ademir Wiederkehr. O banco afirmou que ainda não tem posição sobre essa medida e que continuará participando do Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Segurança Bancária.

Os bancários ainda alertaram o BB para o cumprimento da Lei Municipal nº 8.115, de 05.01.98, que determina a gravação eletrônica de imagens em agências, caixas eletrônicos e postos de atendimento. Recentemente, o STF rejeitou o recurso da Febraban e essa legislação está hoje vigente na Capital.

O banco garantiu que todas as agências possuem câmeras de vídeo e que os postos também estão recebendo esse equipamento que inibe assaltos. “O SindBancários já pediu a fiscalização da Prefeitura, através da Smic, em todos os bancos”, observou Ademir.

Ao final, foi discutida a atuação do Programa de Atendimento às Vítimas de Assaltos e Seqüestros (Pavas). O banco informou que a Cassi está fazendo a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Ronaldo propôs que no próximo encontro sejam apresentados os números das vítimas dessa violência no BB, bem como os seus principais traumas e problemas. O banco concordou com o pedido, ficando acertado que o tema será debatido com a participação do Departamento de Saúde do SindBancários e da Federação dos Bancários do RS.

Participaram também da reunião os diretores do SindBancários, Júlio César Vivian e Mauro Cardenas. Nova reunião foi agendada para o dia 28 de junho, na Casa dos Bancários.

Fonte: Seeb Porto Alegre

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram