BB altera proposta e associados decidem o futuro da Cassi

(São Paulo) Depois do impasse gerado em três rodadas de negociações, o Banco do Brasil finalmente cedeu e apresentou nesta terça-feira, dia 10, uma proposta para a Cassi. A direção do BB aceitou as reivindicações dos bancários e fez alterações importantes para que o novo estatuto possa ser votado pelos associados.

 

No início das negociações desta terça, o Banco do Brasil apresentou alguma melhora em relação à proposta anterior. Pela diretoria da empresa, os valores devidos aos dependentes indiretos e aos novos funcionários seriam retroativos em quatro meses contados da aprovação do estatuto, ou seja, se o acordo fosse aprovado em agosto, os valores valeriam desde maio passado. “Não concordamos com a proposta do banco e dissemos que os valores teriam que valer pelo menos para o ano de 2007 inteiro. Solicitamos, então, que os valores fossem retroativos a 1º de janeiro passado”, conta Marcel Barros, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

 

Outro ponto alterado é a co-participação. Pela proposta do BB, seriam excluídos da obrigação, além daqueles previstos anteriormente (transfusão de sangue, diálise, hemodiálise, quimioterapia e radioterapia), os eventos registrados no capítulo 81 da Tabela Geral de Auxílio (TGA), que fala sobre as pessoas com deficiência. “Insistimos que, além deles, é necessário ampliar a isenção da co-participação para pessoas com doenças do trabalho causadas pelo banco e também a exclusão de toda e qualquer cobrança para cirurgias e tratamentos feitos em ambulatório”, diz Marcel.

 

Após uma pausa, as negociações foram retomadas às 14h e o Banco do Brasil aceitou a proposta dos funcionários. Com isso, o BB pagaria os valores devidos do contingente formado pelos dependentes indiretos e pelos funcionários admitidos após 1998 com data retroativa a 1º de janeiro deste ano. A co-participação só passará a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2008 e estão excluídos da cobrança os grupos solicitados pela Comissão de Negociação.

 

“A proposta tem avanços em relação aquela que não atingiu o quorum na votação dos associados. Conseguimos melhorar pontos importantes e avaliamos que o acordo atende grande parte das reivindicações dos bancários e resolve o problema financeiro da Cassi. Orientamos aos bancários que votem pela aprovação”, destaca Marcel.

 

O plebiscito que será feito entre os associados está marcado para o período de 20 a 27 de julho. Se houver necessidade de um segundo turno, a nova votação será entre 8 e 21 de agosto.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram