Banrisulenses vão intensificar luta para implantar novo plano de carreira

22º Encontro Nacional atualizou pauta específica de reivindicações

Os funcionários do Banrisul cumpriram no último sábado (19) mais uma etapa para garantir uma campanha salarial vitoriosa. O 22º Encontro Nacional, realizado no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, proporcionou um profundo debate sobre as prioridades dos trabalhadores do banco. Além da atualização da pauta específica de reivindicações, foram definidas estratégias para a mobilização do segmento para o próximo período.

Um dos temas de consenso discutidos e que geraram deliberações durante o Encontro Nacional é a implantação do novo plano de carreira. A necessidade de atualização dos critérios de evolução na carreira no Banrisul vem sendo negociada com a direção do Banrisul há quatro anos, graças a grande pressão feita pelos bancários através de consecutivas greves.

Agora a luta é pela implantação do novo plano, já apresentado pelo Banrisul, o mais breve possível. Além da finalização da proposta na mesa de negociação da Comissão Paritária – que esteve reunida pela última vez no dia 4 de junho, na Fetrafi-RS – os banrisulenses vão exigir da direção do banco, a efetivação de um calendário de implantação.

Condições de trabalho

Outro tema que continua gerando polêmica no Banrisul é a melhoria das condições de trabalho. Mais uma vez esta será uma das prioridades da campanha salarial e grande fator de mobilização para o conjunto de trabalhadores da instituição.

Os banrisulenses querem o fim das metas abusivas, da sobrecarga de trabalho, da pressão constante e de outras formas de violência organizacional, que precarizam o emprego no Banrisul, levando trabalhadores ao adoecimento físico e psíquico.

As deliberações do Encontro Nacional

Ao longo desta semana, a Fetrafi-RS fará a sistematização de todas as deliberações do 22º Encontro Nacional, sendo que as mesmas serão divulgadas posteriormente através do site da entidade, de acordo com cada tema.

A atualização da pauta específica será elaborada pela Fetrafi-RS com auxílio da assessoria jurídica da entidade, a partir das deliberações do evento.

Eleição do Comando e das Comissões

No fim do Encontro Nacional foram aprovadas as composições para o Comando dos Banrisulenses e as comissões de Saúde e Segurança para o próximo período. Esses fóruns serão responsáveis pela negociação direta das demandas dos trabalhadores com a direção do Banrisul.

Mesa de abertura

A mesa de abertura foi integrada pelos diretores da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha e Denise Corrêa, pelo secretário de Imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, pelo presidente eleito do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Everton Gimenis, e pelo presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo. Eles destacaram a importância do evento para a organização dos bancários do Banrisul, os desafios da conjuntura e a importância da unidade e da mobilização.

Números do evento

O Encontro Nacional reuniu 238 delegados, sendo 145 homens e 93 mulheres, representantes de 32 sindicatos gaúchos e de sindicatos de Santa Catarina e Pernambuco. Também participaram do evento oito convidados e dois palestrantes, além da equipe de apoio da Fetrafi-RS.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram