Banrisul apresenta Plano de Carreira e se compromete a implantar em 2014

Proposta foi apresentada em reunião da Comissão Paritária

A direção do Banrisul apresentou, nesta quarta-feira (23), durante reunião da Comissão Paritária, na capital gaúcha, uma nova proposta sobre o Plano de Carreira para os empregos básicos dos funcionários. A formulação traz esclarecimentos sobre pontos que faltavam e que tinham sido cobrados pelo movimento sindical.

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre está fazendo uma análise mais detalhada que será disponibilizada em breve. A entidade vai continuar buscando esclarecer a todos os eventuais pontos de dúvidas que ainda possam restar.

Ficou agendada nova reunião com a direção do banco para o próximo dia 15 de maio, quando será apresentada uma proposta mais consolidada.

O banco apontou também que, ainda no primeiro semestre, serão concluídas as definições do Plano de Carreira no que tange aos empregos básicos.

Cabe salientar que empregos básicos se relacionam à organização da carreira desde quando do ingresso do trabalhador no banco. Além disso, vai ser definido o calendário de migração, implementação e o simulador com resultado comparativo. A migração será facultativa.

Clique aqui para ver a proposta apresentada.

Principais pontos da proposta

1) Os quadros são isonômicos, pois têm o mesmo tamanho e mesmo step.

2) Implantação do piso Banrisul.

3) O enquadramento não será somente pelo salário.

4) O banco reconhece o tempo de serviço e não levará em conta eventuais punições administrativas para o enquadramento no processo de migração.

5) A progressão por tempo não tem limite de vagas e ocorrerá a cada três anos.

6) O quantitativo de vagas para progressão por mérito será definido pelo Lucro Líquido Recorrente (LLR) dos últimos três exercícios.

7) O quantitativo de vagas para progressão por mérito será de no mínimo de 1% do total dos empregados ativos.

8) O tempo de serviço também será reconhecido. Quem tiver desenquadrado, terá suas promoções aceleradas até estar no local da tabela adequado.

É preciso que fique claro que essa proposta diz respeito aos empregos básicos. As funções comissionadas ficam de fora em virtude da pendência motivada pela ação que tramita no Ministério Público.

Para o Sindicato, as funções comissionadas também fazem parte dos debates do Plano de Carreira e as definições serão foco de debates.

A entidade defende que é preciso concluí-lo ainda em 2014 com critérios claros e para tanto estará atenta a que esse processo contemple garantias de direitos e também avanços que foram defendidos ao longo da história de luta dos banrisulenses.

Desde que o Sindicato começou a debater no âmbito da Comissão Paritária e em seminários e assembleias, foram deixadas claras as propostas dos bancários. Com transparência e democracia, foram levadas aos colegas os pontos de vistas e houve mobilização e unidade para aperfeiçoar a proposta.

Preocupações

Após a reunião desta quarta-feira, ainda temos algumas preocupações. Continuaremos acompanhando o processo e tomaremos atitudes para preservar e avançar nos direitos conquistados pelos banrisulenses ao longo de nossa história de lutas. Entre outras questões alguns elementos são essenciais:

– Continuaremos atentos e defendendo que o processo de avaliação para as promoções seja objetivo, claro e democrático.

– A minuta do regulamento que vai definir e detalhar todos os critérios jurídicos do Plano de Carreira deve ser clara. Além disso, esse documento deve ser entregue com antecedência para que as assessorias técnica e jurídica e os próprios representantes sindicais possam realizar uma análise detalhada e criteriosa.

– Quem está no topo da tabela, possa, ao migrar, continuar ascendendo por tempo e mérito até o fim da carreira.

Estaremos atentos aos critérios, prazos e datas do primeiro enquadramento, bem como atuaremos no sentido de prestar os esclarecimentos necessários para que o banrisulense possa tomar a decisão mais apropriada ao seu histórico profissional.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram