Banpará assina ACT e funcionários garantem conquistas da Campanha Nacional 2015

Foi assinado nesta segunda-feira (16) o Acordo Coletivo de Trabalho 2015-2016 do Banpará. Dessa forma estão garantidas oficialmente todas as conquistas do funcionalismo alcançadas com a forte greve realizada na Campanha Nacional 2015. As diferenças salariais de setembro, outubro e novembro deverão ser creditadas até o próximo sábado 21/11. O saldo remanescente do Plano PAS/CAFBEP deverá ser creditado pelo banco até a próxima semana.

Para a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará  e secretária de Assuntos Socioeconômicos da Contraf-CUT, Rosalina Amorim, o ACT do Banpará segue como referência para a categoria bancária nacional.

“O Acordo Coletivo pode até não ter atendido tudo o que foi reivindicado na minuta desse ano, mas o documento que assinamos hoje ainda serve de parâmetro para nossa categoria em outras instituições financeiras, tendo em vista conquistas econômicas e sociais importantes, como a 13ª Cesta Alimentação, PLR Social, Anuênio, Licença Prêmio, dentre outras vitórias que somente foram possíveis graças à luta, à unidade e à forte greve que construímos no Banpará. Por isso, todo o funcionalismo do banco está de parabéns!”, destaca.

O secretário executivo da Contraf-CUT, Adílson Barros destacou que, apesar de alguns problemas na condução da mesa específica, o diálogo institucional entre o banco e as entidades sindicais foi importante para o fechamento do Acordo.

“Tivemos duas rodadas canceladas durante o processo de mesa específica, por decisões unilaterais do banco, mas para nós foi muito importante chegarmos a um desfecho final para o Acordo Coletivo em mesa de negociação. Esse compromisso democrático é fundamental para que o funcionalismo do Banpará possa avançar em novas conquistas nas Campanhas Nacionais futuras”, ressaltou.

A dirigente da Fetec-CUT Centro Norte e funcionária do Banpará, Vera Paoloni, destacou a importância de a CUT-PA ser signatária pela primeira vez do ACT Banpará e que agora é seguir na organização do funcionalismo em busca de novas conquistas.

“Considero o acordo coletivo deste ano uma vitória com V maiúsculo, como fruto da igualmente vitoriosa campanha nacional da categoria bancária. Pois se conseguiu derrotar a dupla chantagem dos banqueiros: reajuste abaixo da inflação e o ressuscitamento do vergonhoso abono, que era gasto de uma vez só e depois ia embora, sem ficar no salário, no FGTS, na previdência. Era uma ilusão e vencemos a ilusão com 21 dias de greve. Agora, é garantir que o acordo seja integralmente cumprido. Meus parabéns aos grevistas e ao time de luta que não arredou pé e aprovou a proposta, ora transformada em norma, em lei coletiva do funcionalismo do Banpará. Essa vitória é da luta, da unidade e da democracia!”, defende.

Representaram a categoria bancária no ato de assinatura do ACT Banpará a presidenta do Sindicato Rosalina Amorim e a dirigente sindical e funcionária do banco, Érica Fabíola; o secretário executivo da Contraf-CUT Adílson Barros; a dirigente da Fetec-CN e CUT-PA Vera Paoloni, e o assessor jurídico do Sindicato, Luiz Fernando Galiza.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram