Banpará ajuíza dissídio e audiência de conciliação ocorre nesta sexta

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região convocou no início da tarde desta quinta-feira (17), via e-mail, o Sindicato dos Bancários do Pará e o Banco do Estado do Pará para uma audiência de conciliação em torno dos impasses que mantêm a greve na instituição financeira há 29 dias. A reunião ocorrerá às 9h desta sexta-feira (18) e será presidida pela desembargadora Rosita Nassar.

“O Banpará chama o judiciário para tentar solucionar os impasses que a direção do banco não conseguiu resolver no debate democrático com as entidades representativas do seu funcionalismo. De toda forma, estaremos presentes na audiência de conciliação no TRT, principalmente para reafirmar, na ocasião, que o que mantém a greve é o fato de o banco não querer abonar os dias parados e não querer distribuir linearmente um montante de 4% da PLR para os trabalhadores, pois se isso fosse feito a greve já teria sido encerrada no Banpará”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Para o Sindicato, a postura do Banpará em querer suspender as negociações para levar a greve ao Tribunal é lamentável, e expressa o caráter antidemocrático e antissindical que paira sobre a atual diretoria do banco. Dissemos em mesa que a proposta apresentada trazia avanços, mas que não era suficiente para retirar o funcionalismo da greve, como de fato ocorreu. Nossa vontade é, e sempre será de construir Acordos Coletivos de forma democrática. Esse tipo de atitude não contribui para fortalecer o Banpará enquanto banco público e estadual, luta a qual o movimento sindical bancário se dedica no dia-a-dia”, completa Rosalina.

O Sindicato convocou todo o funcionalismo do Banpará em greve para ir para frente do TRT no horário da audiência para mostrar que a paralisação somente está mantida devido à intransigência do banco.

O TRT fica em frente à Praça Brasil na Rua D.Pedro II, entre Senador Lemos e Jerônimo Pimentel, em Belém.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram