Banestes: Prefeito de Cariacica garante que não venderá folha de pagamento

Em reunião com o Sindicato dos Bancários/ES realizada nesta segunda-feira, 5 de maio, o prefeito de Cariacica, Helder Salomão, afirmou que não venderá a folha de pagamento dos servidores municipais. A reunião foi solicitada pelo Sindicato, que está percorrendo as prefeituras num movimento pelo fortalecimento do Banestes. O objetivo é evitar que os municípios vendam suas folhas como aconteceu em Vila Velha, que em troca de aproximadamente R$ 9 milhões transferiu o pagamento dos servidores para o Banco do Brasil. Nesta terça-feira, dia 6, às 14 horas, a reunião será com o prefeito de Marechal Floriano, Elias Kiefer.

O prefeito Helder Salomão reafirmou que é um aliado na luta contra a privatização e o esvaziamento do Banestes. Cariacica, segundo ele, já recebeu propostas de três bancos privados e do Banco do Brasil para a compra da folha. “Mas nós reconhecemos a importância do Banestes ser mantido público e estadual para o desenvolvimento do Estado e também do município”, disse Salomão. Ele ressaltou, no entanto, a pequena contrapartida que o Banestes dá aos municípios. “Nós temos uma parceria com o Banestes que opera o programa Nosso Crédito, com recursos do Bandes. Outras iniciativas na área de microcrédito e em investimentos sociais seriam importantes”, disse o prefeito. Ele citou que uma grande demanda do município é a parceria para a construção de unidades habitacionais.

As sugestões dos prefeitos estão sendo recolhidas pelo Sindicato que está formulando uma proposta de atuação para o Banestes, com foco no cumprimento do seu papel social. “O Banestes é um banco que dá lucro e esses recursos já foram investidos, por exemplo, no setor de segurança. É importante o fortalecimento do Banco Estadual e que os recursos movimentados pelos municípios capixabas fiquem no Espírito Santo”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Pereira de Araújo (Carlão). A proposta do Sindicato para o futuro do Banestes será apresentada em breve, em seminários regionais que serão organizados pela entidade.

Visitas

A reunião com o prefeito de Marechal Floriano nesta terça-feira, 6, será a terceira realizada pelo Sindicato. Além de Helder Salomão, também já recebeu a visita do Sindicato o prefeito de Colatina e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), João Guerino Balestrassi. Ele garantiu não ter intenção de vender a folha municipal.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram