Banese implanta PCS da Delloite e deixa funcionários insatisfeitos

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) iniciou o ano cumprindo alguns acordos resultantes da luta da categoria, em benefício dos baneseanos. Entre eles, a implantação do Plano de Cargos e Salários (PCS), porém, de forma diferente da prevista no Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013, assinado com o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE).

O Banese adotou o PCS elaborado pela empresa de consultoria Delloite, em detrimento da proposta elaborada pela Comissão Paritária, composta por membros indicados pela própria diretoria da empresa e pelo Sindicato.

Por não concordar com essa postura do Banese, que é excludente e privilegia a remuneração variável e outros artifícios, o Sindicato ingressou com uma ação na Justiça do Trabalho. Já houve uma audiência e uma nova ficou marcada para março.

Segundo informações, o banco já realizou o crédito na folha de pagamento de janeiro com base no PCS.

O Sindicato também viabilizou outras conquistas para os baneseanos, através da luta política, diretamente junto ao Governo do Estado. Essas medidas foram anunciadas pelo próprio governador, em dezembro de 2011, durante a solenidade comemorativa dos 50 anos de fundação do banco e em coletiva de imprensa ocorrida no Museu da Gente Sergipana.

A entidade buscou o governador e foi recebida por duas vezes, nos Palácios de Despacho e de Veraneio. Com uma vasta pauta, o Sindicato solicitou mais democracia no Banco do Estado de Sergipe.

“O governador Marcelo Déda reconheceu a necessidade das mudanças na instituição, e atendeu o pleito do Sindicato, que era um desejo antigo dos baneseanos. Todas essas conquistas foram possíveis em decorrência da luta da categoria”, informa José Souza, presidente do Sindicato.

Dentro das medidas atendidas pelo governador, consta o direito de os funcionários elegerem um representante para compor a diretoria da Caixa de Assistência dos Empregados do Banco (Casse) e outro para a diretoria do Instituto de Seguridade Social da instituição, o Sergus.

Também foi uma exigência do Sindicato que os funcionários aposentados do Banese pudessem votar e serem votados na eleição para a escolha do representante dos empregados no Conselho de Administração do banco, o Conad.

“O Sindicato aguarda para breve a convocação do pleito eleitoral para o Sergus”, informa Augusto Cezar, funcionário e diretor da entidade. Estamos aguardando também a posse do representante do Conad, Luiz Alves (Lula).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram