Bancos lucraram R$ 57 bilhões em 2007, segundo o BC

Para efeitos de classificação, as instituições financeiras que atuam no Brasil são classificadas em quatro grupos, o primeiro composto por 101 bancos de atuação no varejo (grandes bancos) lucrou 45,4 bilhões de reais em 2007, o segundo composto por 32 instituições de atuação no chamado desenvolvimento (BNDES por exemplo) lucrou 8,5 bilhões de reais, o terceiro formado pelas 1443 cooperativas de crédito lucrou 1 bilhão de reais, e o quarto formado por 298 instituições não-bancárias no conceito do BACEN lucrou 2,5 bilhões de reais, perfazendo um total do consolidado do Sitema Financeiro Nacional de 57,4 bilhões de reais em lucros no ano passado.

Neste resultado não está incluído o prejuízo de 47,5 bilhões de reais apresentado pelo Banco Central do Brasil em 2007, pois esta instituição não atua nas relações financeiras diretas com as pessoas físicas e jurídicas.

É importante lembrar que a apuração do Banco Central difere da apresentada em balanços e, portanto, apresenta resultados significativamente diferentes para alguns bancos. Os eventos extraordinários, como as vendas de patrimônio e as amortizações por aquisições, têm um regime de consideração contábil disposto de maneira diversa daquele apresentado pelos bancos.

A título de exemplo, Bradesco e Itaú apresentaram lucros da ordem de 8 bilhões de reais e 8,5 bilhões de reais respectivamente, considerando os efeitos extraordinários.

Já, no relatório “50 Maiores Bancos e o Consolidado do Sistema Financeiro Nacional” elaborado pelo Banco Central do Brasil, o lucro do Bradesco em 2007 soma 8,1 bilhões de reais e o do Itaú um total de 5,1 bilhões de reais.

Este relatório mostra que o Banco do Brasil continua disparado o maior banco do país pelos critérios de ativos totais ou de ativos totais menos intermediação. O Banco do Brasil é cerca de 20 porcento maior que o segundo colocado, no caso o Itaú.

Itaú, Bradesco e CAIXA, nesta ordem decrescente, têm tamanhos parecidos, porém cada um com características específicas que valem a pena serem conferidas no relatório.

A título de curiosidade, se forem somados os ativos do ABN AMRO e do Santander, este novo conglomerado estaria em tamanho junto aos três bancos citados anteriormente.

Para consultar este relatório, clique aqui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram