Bancos criam empresa de análise de crédito

Os cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander) se uniram e criaram um birô de análise de crédito e gerenciamento de dados de consumidores e empresas. A Gestora de Inteligência de Crédito S.A.

A promessa é de que a nova empresa entre com força para conquistar boa parte do mercado, que tem faturamento anual de aproximadamente R$ 3 bilhões. Três empresas: o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil); o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC Boavista); e a Serasa Experian, concentram a atuação no segmento.

Os bancos alegam que, a médio prazo, o aumento na concorrência no segmento contribua para o avanço do acesso ao crédito, para a redução da inadimplência e do superendividamento.

Em nota, o Banco do Brasil afirma que “tal atuação propiciará, através de um conhecimento mais profundo dos perfis, um significativo aperfeiçoamento dos processos de concessão, precificação e direcionamento de linhas de crédito realizados pelos entes participantes do Sistema Financeiro Nacional, resultando, assim, na melhoria do ambiente de crédito do país em uma perspectiva de médio e longo prazos”.

O controle sob a empresa será compartilhado entre os bancos. Cada um deterá 20% do capital social.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram