Banco Central Europeu quer lei mais eficiente para bancos em crise

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, pediu na segunda-feira, dia 7, aos governantes que trabalhem numa melhor legislação para acompanhar os bancos em dificuldades quando procuram evitar a repetição da recente crise financeira.”É necessário encontrar medidas de reestruturação mais eficientes para os bancos em dificuldade”, disse Trichet.

Além disso, ele identificou a moldura legal da União Europeia como um potencial obstáculo a uma reestruturação eficiente dos bancos porque requer que os acionistas se reúnam para decidir medidas como os aumentos de capital ou as fusões.

“Seria necessário rever estes procedimentos para as instituições financeiras”, afirmou Trichet.”Precisamos de ter as autoridades judiciais e de supervisão a trabalharem juntas tão estreitamente quanto possível”, disse. Um dos desafios para os legisladores é lidar com o risco sistêmico no caso de grandes bancos.

Os bancos europeus estão saindo da crise maiores do que antes, sendo que o BNP Paribas e o Banco Santander estão entre os 353 bancos que registraram crescimento, segundo dados compilados pela agência de informações financeiras.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram