Bancários retomam negociação permanente com Banco da Amazônia

Várias demandas dos funcionários foram debatidas com o banco

O dia de quinta-feira (24) não foi só de assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2014 com o Banco da Amazônia, em Belém. Foi dado início também à tão reivindicada mesa de negociação permanente entre as entidades sindicais e o banco, o que se estendeu até o início da noite. A Contraf-CUT foi representada por Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro.

Veja quais assuntos foram debatidos:

PCCS

O banco informou que atualmente se encontra em homologação o processo licitatório para definição da empresa que será contratada para elaborar a proposta do novo Plano de Cargos, Carreira e Salários do banco. As empresas que estão na disputa são: Quântica, Deloyd e Price. A previsão de contratação é até final do mês de maio.

CAPAF

O Banco da Amazônia informou que já formalizou à PREVIC o pedido de reabertura de adesões aos planos saldados e que aguarda uma resposta.

Revisão NP 118

O banco afirmou ter recebido as contribuições das entidades sindicais para a revisão do normativo pessoal, junto com as sugestões da área técnica de RH e de demais setores do banco. O processo já está em fase de conclusão, com previsão de finalização para o mês de junho.

Crédito imobiliário

O banco disse que recebeu na quarta-feira (23) a proposta de convênio do Banco do Brasil para a concessão do crédito imobiliário, e que agora aguarda receber também a proposta da Caixa Econômica Federal para proceder a análise sobre qual proposta é melhor, sem estabelecer prazos para conclusão.

Lateralidade

Questões pontuais foram revistas sobre o tema, mas o banco afirmou que para ele está fora de cogitação a revogação de tal medida. O Sindicato dos Bancários do Pará ressalta que prossegue com a ação judicial contra o banco, no sentido de anular o sistema de lateralidade.

Plano de saúde

O debate feito durante a reunião não foi conclusivo sobre a definição de uma forma ou modelo de custeio para o plano de saúde dos empregados do banco. Mas um consenso importante na reunião foi sobre a manutenção e fortalecimento do plano de saúde através da CASF.

Ponto eletrônico

O banco disse estar em fase de conclusão sobre o modelo operacional do novo sistema de marcação do ponto, e que oportunamente fará a apresentação do mesmo para as entidades sindicais. Diante da portaria 373 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), será necessário acordo coletivo específico para legitimar o novo sistema de ponto eletrônico do banco.

Programa de formação superior

As entidades sindicais cobraram durante a reunião a implantação do programa de pós-graduação para a TI, mas o banco não se pronunciou sobre o assunto.

PLR em pauta

Já na retomada da reunião, no turno da tarde, o Banco da Amazônia fez análise detalhada sobre o programa de PLR em execução neste ano de 2014 e apresentou indicadores e desempenho.

Na apresentação, está mantido o percentual de 9,25%, sendo os 6,25% estabelecidos em lei e mais 3% de PLR Social, que é conquista da Campanha Nacional 2013 no banco. A PLR está limitada à 25% dos dividendos distribuídos aos acionistas.

O banco disse ainda que as informações sobre o desempenho das unidades serão disponibilizadas a todos para conhecimento dos percentuais de resultados.

A GERHU prestou esclarecimentos na reunião, em razão dos problemas surgidos na última hora para o pagamento da PLR dos empregados referente a 2013, e por isso fez as adequações apresentadas na reunião desta quinta-feira para facilitar a execução do programa e o entendimento das regras por parte de todos.

“Avaliamos importante as informações recebidas, mas ressaltamos que a negociação envolvendo a PLR ocorre em setembro, juntamente com os demais itens da pauta geral da Campanha Nacional 2014”, ressaltou o vice-presidente do Sindicato e empregado do Banco da Amazônia, Marco Aurélio Vaz.

Avaliação

“Para nós, o mais importante, além da assinatura do Acordo Coletivo, foi a disposição do banco em retomar a mesa de negociação permanente, inclusive com apontamento de datas para as próximas reuniões previstas para ocorrer na segunda quinzena de junho. Esperamos que essa vontade se concretize na prática, pois isso é fundamental para avançarmos em conquistas específicas para a nossa categoria dentro da instituição”, avalia a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram