Bancários retomam Comitê de Relações Trabalhistas com Banpará

Passada a Campanha Nacional 2012, os bancários retomaram na terça-feira (23) o Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) com o Banpará, em Belém. Participaram as representantes eleitas pelos trabalhadores e diretoras do Sindicato dos Bancários do Pará, Érica Fabíola, Odinéa Gonçalves e Heydiane Moreno.

Durante a reunião, as dirigentes sindicais apresentaram várias demandas da categoria, entre elas graves problemas das agências do interior, como a precariedade na estrutura física, o reduzido quadro funcional e o horário de funcionamento das agências e PABs.

As agências de Itupiranga e Conceição do Araguaia, que foram recentemente visitadas pelo Sindicato, foram citadas como exemplo da necessidade de imediatas providências.

Em relação ao horário diferenciado de atendimento ao público, o Sindicato orienta os bancários e bancárias, em especial os do interior do Estado, a anotarem todas as horas extras e, caso o banco não efetue o pagamento, os trabalhadores devem procurar imediatamente a entidade para que as devidas medidas sejam tomadas.

Ainda em relação ao assunto, a representante do banco no CRT informou que a mudança é uma decisão de gestão, mas que todas as horas extras estão sendo pagas.

“O Banpará, alegando melhorar o potencial de concorrência entre bancos, recentemente alterou o horário de funcionamento das agências do interior e essa mudança vem causando sérios problemas aos trabalhadores. Todos os outros bancos funcionam cinco horas por dia, mas o Banpará agora atende ao público por pelo menos seis horas”, lembrou Érica.

Outras demandas

As dirigentes sindicais também solicitaram que o Banpará revise a taxa de juros nos empréstimos aos funcionários, uma vez que está maior do que a aplicada para os clientes externos.

Também foi cobrado a imediata implementação do ponto eletrônico e a retomada do tíquete extra.

Outra demanda é de que ocorra um sistema de rodízio entre os funcionários quando haja necessidade de substituição da chefia.

Mesas de negociação permanente

O Sindicato também já solicitou ao banco a abertura de uma mesa de negociação específica para tratar do ponto eletrônico, tíquete extra e horário de funcionamento das agências no interior.

Durante a Campanha Nacional, o Banpará afirmou, nas rodadas de negociação, o compromisso de manter essas mesas de negociação permanente com o Sindicato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram