Bancários rejeitam proposta da Fenaban e greve cresce no Espírito Santo

Trabalhadores cobram nova proposta dos bancos

Reunidos em assembleia geral nesta segunda-feira (7), no Centro Sindical, em Vitória, os bancários do Espírito Santo rejeitaram por unanimidade a contraproposta da Fenaban às reivindicações da categoria, decidindo manter a greve por tempo indeterminado, conforme orientação do Comando Nacional dos Bancários.

“A proposta da Fenaban é insatisfatória diante dos problemas enfrentados pela categoria e diante do lucro crescente dos banqueiros. Essa semana é central para o nosso movimento de greve, por isso, precisamos nos manter mobilizados para forçar uma negociação real com os banqueiros “, afirma Carlos Pereira de Araújo (Carlão), coordenador geral do Sindicato, que integra o Comando Nacional.

Na última sexta-feira (4), após 16 dias de greve, a Fenaban apresentou nova proposta que eleva de 6,1% para 7,1% o índice de reajuste sobre os salários (aumento de 0,97% acima a inflação), para 7,5% o reajuste sobre o piso salarial (1,34% acima da inflação), e mantém as regras da PLR, com correção da parcela fixa de 10%.

Após rejeição da proposta, os bancários fizeram uma avaliação do movimento paredista, analisando a greve e traçando as estratégias de mobilização em cada banco. A expectativa dos trabalhadores é de que a mobilização da categoria pressione os banqueiros a apresentaram uma nova proposta até o fim desta semana.

“Os bancários e toda a sociedade esperam que os banqueiros tenham compromisso e responsabilidade para resolver esse impasse”, enfatiza Carlão.

Greve ainda mais forte

Após a recusa da proposta da Fenaban, a greve se tornou ainda mais forte e atingiu um novo recorde de agências fechadas nesta terça-feira (8). Agora são 258 agências sem funcionar em todo o Espírito Santo. Cento e cinquenta e cinco são da Grande Vitória e 103 do interior.

“Isso mostra que os trabalhadores estão unidos na defesa de suas pautas sociais e econômicas, não aceitando uma proposta que não atenda aos seus anseios. Evidencia também que os bancários compreendem que a mobilização da categoria é um importante instrumento para a defesa de seus direitos e da melhoria dos serviços prestados à população”, afirma Carlão.

Na Grande Vitória estão fechadas 34 agências da Caixa, 47 do Banestes, 39 do Banco do Brasil, além do prédio do Banco do Brasil na Pio XII e do Centro de Processamento de Dados do Banestes.

No interior, 34 da Caixa, 10 do Banestes, 48 do Banco do Brasil e 4 do Banco do Nordeste. Inclusive, em Cachoeiro de Itapemirim todas as agências de bancos públicos e privados estão fechadas.

O total de agências de bancos privados que não estão funcionando é de 42, sendo 16 do Santander, 3 do Bradesco, 16 do Itaú, 6 do HSBC, 1 do Banco Mercantil do Brasil e 1 do Safra.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram