Bancários protestam contra reestruturação da Gecex do BB em Porto Alegre

Mobilização contra extinção da Gecex na capital gaúcha

Os funcionários da Gecex (Gerência de Comercio Exterior), de Porto Alegre, paralisaram suas atividades por uma hora em protesto contra a reestruturação do setor nesta segunda (10). No começo de novembro, os trabalhadores receberam a notícia de encerramento de suas atividades na capital gaúcha a partir da centralização dos serviços no Sul do Brasil, em Curitiba.

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Fetrafi-RS reivindicam a suspensão imediata da reestruturação da Gecex, de forma que não haja prejuízos à sociedade e aos funcionários do BB. Um ofício foi enviado no dia 30 de outubro pela Contraf-CUT para a direção do banco, mas ainda não foi respondido.

Na manifestação, que ocorreu entre às 15h e às 16h em frente à unidade, os funcionários chamaram a atenção para a importância da Gecex para empresas que atuam na área do comércio exterior em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Certamente, elas terão o acesso aos serviços dificultados a partir da reestruturação.

Para a funcionária do Banco do Brasil e diretora da Fetrafi-RS, Luiza Bezerra, o procedimento traz prejuízos para a sociedade, o banco e os próprios funcionários, que possuem amplo conhecimento específico dessa área. “Com a reestruturação, esses trabalhadores terão duas opções: ir para uma agência, onde não poderão utilizar este conhecimento acumulado, ou então seguir trabalhando na área, porém em Curitiba, o que afetará a sua vida e a de toda a família”, analisa.

Já o diretor de Formação do SindBancários e representante do RS na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Júlio Vivian, a falta de diálogo, por parte da direção do banco, desrespeita o esforço dos funcionários, que buscaram, durante anos, se qualificar para melhor atender a área de comércio internacional do BB.

“Eles estão preocupados com a situação de suas famílias e da própria sociedade. A Gecex Porto Alegre faz um trabalho que é considerado modelo para o País, tendo ganho vários prêmios de eficiência e excelência. Com a centralização dos serviços em Curitiba, as empresas de Porto Alegre terão dificuldades em usufruí-los”, complementa Júlio.

Além de Porto Alegre, atos semelhantes aconteceram em todas cidades onde as Gecex serão atingidas pela reestruturação do BB.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram