Bancários promovem o seminário “Assédio Moral no ambiente de trabalho” em Curitiba

Nesta quinta-feira, 16 de março, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região promove um seminário com a temática “assédio moral no ambiente de trabalho”. O evento será realizado na sede do Ministério Público do Trabalho,. Na oportunidade, será feito o lançamento do livro Assédio Moral Organizacional – As vítimas dos Métodos de Gestão nos Bancos- volume II às 17 horas.

O segundo volume retrata a realidade dos bancários do Itaú, dando sequência ao trabalho realizado com o HSBC. A partir do atendimento oferecido pela Secretaria de Saúde do Sindicato, foi possível coletar dados e desenvolver uma ampla análise sobre os métodos de gestão e elaborar estatísticas que comprovam que o adoecimentos da categoria está intimamente relacionado com as condições de trabalho.

“Convidamos à todos os bancários para participarem do Seminário e também do lançamento do livro no dia 16/03. É muito importante que se fale sobre o assunto a fim de desmistifica-lo e para que os bancários possam encontrar meios de se proteger desse mal, afinal, assedio moral não é natural”, alerta Ana Fideli, Secretária de Saúde do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

Coletivo de Saúde da Contraf-CUT

Dando continuidade ao projeto de reuniões itinerantes, o Coletivo de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, se reúne em Curitiba, nesta sexta-feira (17), para debater as demandas dos bancários e o resultados das últimas reuniões com a Fenaban sobre saúde. A avaliação do instrumento de combate ao assédio moral, previsto na convenção de trabalho dos bancários, está entre os temas da reunião.

Em 2017, completa seis anos da assinatura, entre a Contraf-CUT e a Fenaban, o que estabeleceu na CCT a cláusula do Instrumento de Combate ao Assédio Moral no Trabalho. Só no ano passado, foram levantadas 1503 denúncias pelo programa. Desse total, 1325 foram encaminhadas pelos canais internos dos bancos. 178 denúncias foram encaminhadas pelos sindicatos signatários do Instrumento.

“Como o foco do Instrumento é a prevenção – temos que saber qual o universo de problemas que transitam pelos canais internos dos bancos. Assim, teremos condições de apontarmos para os mais frequentes e graves e a partir desse patamar elaborar políticas de prevenção. Estamos cobrando dos bancos mais eficiência na identificação e resolução dos casos”, explicou Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT.  

Programação do Seminário em Curitiba – 16 de março

9h30 Mesa de Abertura – Apresentação Projeto Pesquisa

– Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

– FETEC-CUT-PR

– CONTRAF-CUT

10h30 -Transformações no Mundo do Trabalho – Coordenação Mirian Gonçalves

– Giovani Alves (Sociólogo UNESP)

– Jane Salvador de Bueno Gizzi – (Advogada e sócia do IDeclatra)

14h00 –Adoecimento Mental no Trabalho – Coordenação Humberto Marcial Fonseca

– Lis Sobbol (Psicóloga UFPR);

– Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque (Médico UFPR);

– Roberto Heloani (Professor Doutor da Unicamp);

15h30-Tutelas Coletivas e meio ambiente do trabalho – Coordenação Nasser Ahamad Allan

– Mauro Menezes – Advogado, Mauro Menezes, Presidente da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República;

– Hugo Cavalcanti Melo Filho – Juiz do Trabalho TRT6, Presidente da Associação Latino-americana de Juízes do Trabalho (ALJT);

LANÇAMENTO DO LIVRO:

17h00 – Lançamento Livro: ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL – AS VÍTIMAS DOS MÉTODOS DE GESTÃO NOS BANCOS – Volume II

Organizadores: Jane Salvador de Bueno Gizzi, Ricardo Nunes de Mendonça e Gabriela Caramuru Teles.

Local: Auditório do MPT Curitiba;

Data: 16 de março de 2017.

Camila CecchinSEEB Curitiba

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram