Bancários promovem audiência para barrar desmonte do BB na cidade sertaneja de Buenos Aires (PE)

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco vai promover, nesta quinta-feira (23), mais uma audiência pública em defesa dos bancos públicos. Desta vez será na Câmara de Vereadores de Buenos Aires, no Sertão do Estado. O objetivo da agenda é evitar que a agência do Banco do Brasil (BB) sediada na cidade seja transformada em posto de autoatendimento (PAA). Se isso ocorrer, os mais de 12 mil moradores só poderão realizar operações básicas, como impressão de extratos e pequenos saques.

Além da entidade, autoridades políticas locais e estaduais, representantes do Ministério Público de Pernambuco, diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas e lideranças da sociedade civil deverão participar do expediente. Conforme o secretário de Assuntos Jurídicos da entidade, João Rufino, a decisão, anunciada nesta semana pela direção da empresa, se executada trará incalculáveis prejuízos ao município. “A medida além de prejudicar os bancários, que serão deslocados para outras cidades e regiões com danos sociais e econômicos, vai mirrar a economia local, tendo como consequências a elevação do desemprego, da pobreza e da violência”, advertiu.

Desde o anúncio do desmonte das 13 unidades bancárias do BB no Interior, o Sindicato vem promovendo atos de resistência e já conseguiu impedir que três delas fossem fechadas ou transformadas e PAA nos municípios de Escada, Ipubi e Bezerros.

Na avaliação da diretora da entidade, Andreza Camila, os fechamentos de agências anunciam a concretização dos planos do governo corrupto de Michel Temer. “Tudo nos leva a crer que essa é apenas a primeira onda de fechamentos, já que várias outras cidades já estão com o entorno sinistrado. Não há dúvidas de que esses fechamentos têm como objetivo mascarar as intenções de privatizar os bancos públicos. Por este motivo, nós precisamos reforçar a nossa luta e seguir esclarecendo as pessoas sobre a gravidade da questão”, avaliou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram