Bancários param agências do Itaú em São Paulo contra ampliação de horário

Protestos contra mudança unilateral do horário de atendimento

Os bancários pararam nesta segunda-feira (27) 29 agências do Itaú, em São Paulo, devido a truculência do banco em ampliar unilateralmente o horário de atendimento ao público de agências a partir das 9h e fechamento às 19h sem negociar com o movimento sindical. A maior parte das unidades está localizada em shoppings e corredores mais movimentados da cidade.

Nos shoppings, o horário foi ampliado para ainda mais tarde, com fechamento às 20h. O objetivo do banco é chegar a 1,5 mil agências com horários ampliados em todo o país.

“Não concordamos com a ampliação do horário de expediente. Não existe demanda da sociedade para fazer essa mudança. Mais uma vez, o Itaú foca o crescimento do lucro, sem atentar para o aumento do ritmo de trabalho que a medida ocasiona e coloca em risco a vida de seus funcionários e clientes, uma vez que à noite existe mais insegurança. Isso mostra a falta de compromisso cada vez maior do Itaú com os trabalhadores e a sociedade”, critica o funcionário do banco e presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.

Questões como falta de segurança, retirada de direitos e jornada de trabalho estão entre as principais preocupações dos bancários que nem sequer foram consultados pela direção do banco para se manifestar sobre a mudança.

O funcionário do Itaú e diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Daniel Reis, destaca o fato de que a alteração na jornada de trabalho deve passar por consulta junto aos trabalhadores, que possuem compromissos e vida pessoal. “As mudanças foram impostas. O banco precisa respeitar a vida pessoal do bancário, que mantém sua rotina de acordo com a jornada de trabalho que tem no banco. Portanto, os novos horários podem ser incompatíveis e o Itaú precisa respeitar.”

O diretor da Fetec-SP um dos coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Jair Alves, solicita que as demais regiões do país identifiquem essa situação em suas bases e também organizem atividades. “O banco precisa respeitar o movimento sindical e chamar os representantes dos trabalhadores para discutir o assunto antes de colocar em prática medidas prejudiciais à categoria”, afirma Jair.

Segundo ele, os bancários estão discutindo na mesa de negociação da Campanha 2012 com a Fenaban a ampliação do horário de expediente para das 9h às 17h, com dois turnos de trabalho, o que difere totalmente do que foi baixado pelo banco aos funcionários.

O banco lucrou no primeiro semestre de 2012 o montante de R$ 7,12 bilhões e, mesmo assim, fechou mais de 9.014 mil postos de trabalho nos últimos 12 meses. “Está na hora de o Itaú entrar no campo do desenvolvimento econômico e jogar bola para gerar empregos e contribuir com a inclusão social de milhões de brasileiros”, conclui Cordeiro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram