Bancários param agência do HSBC em Belém e protestam contra demissões

Manifestação contra dispensas e fechamento de agências do banco inglês

A agência matriz do HSBC em Belém não abriu as portas nesta quarta-feira (23), Dia Nacional de Luta contra o processo de reestruturação em andamento no banco inglês. Só na Região Metropolitana de Belém, duas agências já foram fechadas, ambas no mesmo dia. Alguns bancários e bancárias das respectivas unidades foram remanejados, porém outros foram demitidos.

“A reestruturação nada mais é que demissões em massa, mas o banco utiliza esse termo para minimizar a onda de desligamentos. Não tem um mês sequer que uma mãe ou um pai de família não é demitido aqui no Brasil, justamente onde mais o banco lucra, graças à dedicação dos trabalhadores e trabalhadoras. Por isso estamos realizando esse protesto, em repúdio e em solidariedade”, afirmou a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

Somente nos três primeiros meses desse ano, 20 agências já foram fechadas em todo o país e 142 funcionários dispensados.

“Esses dados apontam que a situação ainda pode piorar, que mais bancários podem ser demitidos, piorando ainda mais as condições de trabalho para os que ficam, bem como o aumento da pressão e do assédio moral para o cumprimento de metas absurdas”, destacou o diretor de bancos privados do Sindicato, Saulo Araújo.

Durante a paralisação, diretores do Sindicato conversaram com o atual superintendente do banco no Pará, Álvaro Bastos Junior, que garantiu que em Belém não houve fechamento de agências e sim mudança de endereço.

“O fato é que hoje temos menos duas agências do HSBC em Belém, a da BR 316 e a de Icoaraci. Há sim bancárias e bancários demitidos, e não há data prevista e tampouco novos endereços para a reabertura das agências fechadas. Acreditamos que o que vem por aí, na verdade, não são novas agências ou reinaugurações”, avaliou o diretor de formação do Sindicato, Sandro Mattos.

Enquanto isso, do lado de fora, outros dirigentes sindicais orientavam clientes e usuários sobre os motivos da paralisação, com distribuição de uma carta aberta à população que também era direcionada às unidades mais próximas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram