Bancários paralisam 30 agências no centro de Porto Alegre

(Porto Alegre) Os bancários paralisaram as atividades em 25 agências de bancos privados, no Centro de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira, dia 25, como forma de pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a melhorar a proposta da campanha salarial da categoria. Também foram interrompidos os trabalhos em cinco unidades do Banrisul, para que a direção do banco público dos gaúchos abra negociações da pauta específica. As agências ficam fechadas até o meio-dia, com acesso do público restrito ao auto-atendimento.

Os bancários lutam pelo aumento real de 5,5%, PLR de dois salários mais parcela fixa de R$ 3,5 mil, piso nacional de R$ 1.628,24 e ratificação da convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe dispensa imotivada, e respostas para as reivindicações que envolvem saúde, segurança, condições de trabalho, entre outros temas itens.

“Somente depois de 40 dias de negociações a Fenaban fez a primeira oferta, graças à pressão da categoria. Sem mostrar força, não vamos avançar. Então, é mobilizar, mobilizar e mobilizar”, incentiva o presidente do SindBancários, Juberlei Baes Bacelo, que está em São Paulo para participar da rodada de negociações.

Os funcionários do Banrisul realizam nesta terça também o Dia do Preto, cobrando abertura de negociações.

Nesta quinta, dia 27, haverá assembléia geral de toda categoria, a partir das 19h, no Clube do Comércio, na Capital, para avaliar o andamento das negociações e o indicativo nacional de paralisações de 24 horas, nesta sexta, dia 28.

E nesta quarta, dia 26, às 19h, terá assembléia específica dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, na Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424), e o indicativo é de paralisação das atividades por 24 horas na Caixa, atividade que se integra ao Dia Nacional de lutas dos bancos federais.]

Fonte: Seeb PoA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram