Bancários lançam Campanha Salarial 2015 no centro de Teresina

O Sindicato dos Bancários do Piauí deu o pontapé inicial para o lançamento da Campanha Salarial 2015 que traz o slogan “Exploração não tem perdão”, nesta quarta-feira (12/08), em frente à agência da Caixa na Praça Rio Branco, centro de Teresina. A mobilização contou com faixas e dupla de embolada. Foram distribuídas bananas e maças aos clientes que passaram pelo local.

O diretor de Imprensa do Sindicato, Odaly Medeiros, explica que a escolha do local para o lançamento da campanha deste ano se deu pelo fato da agência Conselheiro Saraiva ser a maior no Estado. “Já entregamos nossa pauta de reivindicações aos banqueiros e esperamos agora que, na mesa de negociações, eles possam atender o que estamos pedindo”, frisou.

Odaly fez questão de ressaltar que os bancários não gostariam de deflagrar greve, até porque ela causa transtornos à própria categoria, aos clientes e as empresas. “Apresentamos a proposta que retrata a nossa realidade. Mas se houver intransigência por parte dos patrões, não teremos outra saída senão iniciar uma greve por tempo indeterminado”, avalia o sindicalista, enfatizando que a classe bancária defende o fim do assédio e redução das tarifas e juros, além de mais contratações de empregados. “Nosso pedido de reajuste está dentro do aceitável, levando-se em consideração o lucro obtido pelos bancos”, reforça.

Vale ressaltar que a pauta de reivindicações dos bancários tem como pontos centrais o reajuste de 16%, valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3299,66 em junho), além de PLR de três salários mais R$ 7.246,82, defesa do emprego, combate às metas abusivas e ao assédio moral, melhores condições de trabalho, fim da terceirização e vales-alimentação e refeição maiores.

Por sua vez, o presidente do Sindicato, Arimatea Passos, esclareceu aos clientes sobre o calendário de negociações definido pela categoria bancária. “Decidimos parar as agências bancárias nos dias de negociações com a Fenaban, pois precisamos avançar nas negociações”, diz, referindo-se a necessidade de contar também com o apoio da sociedade.

O vice-presidente, João Sales Neto, destacou que se trata de uma campanha justa e honesta, tendo o envolvimento e comprometimento de toda a categoria. “Queremos mais contratações de empregos para a Caixa e demais bancos porque o quadro de pessoal ainda é insuficiente para atender a demanda de clientes que formam longas filas nas unidades bancárias”, observa.

O diretor José Ulisses de Oliveira alertou a população que não se tratava de greve, por enquanto. “Vamos aguardar o andamento das negociações até o mês de setembro e só então teremos condições de avaliar se haverá greve ou não”, resume.

Para finalizar, Arimatea Passo lembrou que a diretoria do sindicato fará o lançamento da campanha ainda nas regionais de Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus, todas no interior do Piauí.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram