Bancários gaúchos fazem ato e lançam Frente Parlamentar em defesa dos bancos públicos

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindiBancários) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) realizam nesta segunda-feira (9), a partir das 16h, em frente à sede da Direção Geral do Banrisul, no Centro de Porto Alegre, uma mobilização em Defesa do Barinsul Público. Na sequencia, seguem em caminhada até a sede da Fetrafi-RS, onde será lançada no estado a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos.

“O Banrisul está em processo de desmonte. Venda de ações do Estado, fechamento de agências em todo o país têm um nome: reestruturação. Mas há mais bancos em perigo no Rio Grande do Sul e no país. BRDE e Badesul são alvo de uma estratégia de entrega que envolve comprometer o investimento público e o desenvolvimento econômico e social do Estado. E tem mais: Banco do Brasil e Caixa estão na mira do governo Temer e em acelerado processo de desmonte e fatiamento por meio de processos de reestruturação”, observa o SindiBancários em texto divulgado em seu site.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos foi criada em 13 de junho no Senado Federal. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) é o autor do projeto que criou a Frente, a partir da iniciativa de entidades que integram o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Na Câmara dos Deputados, o coordenador dos trabalhos é o deputado federal Zé Carlos (PT-MA).

“Com a chegada dos governos do PMDB, o que era ruim para os bancos públicos ficou ainda pior. Aqui no Rio Grande do Sul, desde 2015, avisamos que o Sartori tinha um projeto ideológico e político. A estratégia dele nesse tempo todo é ficar dizendo que o Estado está quebrado e que a venda do patrimônio público é a chave para a saída da crise. Isso não é verdade. O Banrisul, BRDE, Badesul são bancos que investem no Estado. O Banrisul repassa dividendos ao Estado que é seu maior acionista. O BRDE e o Badesul financiam mais de 300 prefeituras no Estado com recursos para asfalto, educação e geração de emprego”, explicou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Programação:
Agenda de Mobilização, segunda-feira (9/10)

16h: Mobilização em Defesa do Banrisul em frente à sede da Direção Geral (DG) do Banrisul (Rua Caldas Junior, 108, Centro Histórico de Porto Alegre).

17h: Caminhada até a sede da Fetrafi-RS

18h30: Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos (Auditório da Fetrafi-RS, Rua Fernando Machado, 820, Centro Histórico de Porto Alegre).

Mais informações no site SindBancários/RS.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram