Bancários entregam pauta de reivindicações específicas para o BRDE

Participação: Jacir, Mauro, Hermeto (BRDE), Stekel, Artéfio e Ademir

A pauta de reivindicações específicas dos funcionários do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) foi recebida na manhã desta sexta-feira, dia 19, pelo diretor administrativo José Hermeto Hoffmann, em Porto Alegre. A entrega foi feita pelo secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, pelos presidente e diretor de finanças do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Mauro Salles Machado e Paulo Stekel, e pelos secretário-geral e delegado sindical do Sindicato dos Bancários de Florianópolis, Jacir Zimmer e Artéfio Santos.

A minuta contém 21 demandas dos trabalhadores, que foram aprovadas em assembléias específicas dos Sindicatos de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, envolvendo questões de carreira, planos de saúde, previdência complementar, forma de pagamento da gratificação semestral e participação na gestão do banco, dentre outras.

“Além de manter as conquistas gerais da categoria, garantidas na convenção coletiva nacional de trabalho firmada entre as entidades sindicais e a Fenaban, queremos avanços em procedimentos do BRDE, como o pagamento das gratificações semestrais de forma mensalizada, sem incorporação nos salários, como já ocorre no Banrisul e outros bancos, e a inclusão dessas gratificações na base de cálculo da PLR”, destaca Stekel.

“Outra demanda importante é assegurar aos funcionários com idade acima de 50 anos, mediante manifestação expressa, a possibilidade de parcelamento das férias. Também é fundamental a formação de um grupo de trabalho para discutir os problemas existentes no que tange ao assédio moral”, salienta.

O diretor da Contraf-CUT ressalta “a importância de garantir a eleição direta de um funcionário para o Conselho de Administração do BRDE, a exemplo das empresas federais que estão implantando essa nova forma de participação na gestão, a partir de lei assinada pelo ex-presidente Lula no final de dezembro do ano passado”. Para Ademir, “a escolha de representante no Conselho significa maior valorização dos funcionários, o maior patrimônio do banco, e ainda vai trazer mais transparência”.

Também está na pauta a garantia de plano odontológico na aposentadoria, bem como a extensão do plano de saúde para os aposentados do Regulamento de Pessoal II.

Os dirigentes sindicais manifestaram a disposição de realizar negociações para discutir todas as reivindicações de forma simultânea às negociações com a Fenaban. Hermeto disse que recebia a pauta “com satisfação” e antecipou que as propostas serão analisadas pelo banco.

“Vamos aguardar a resposta do banco para começar as negociações, a fim de buscarmos novas conquistas para os funcionários do BRDE”, conclui Stekel.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram