Bancários entregam minuta de reivindicações para a Fenaban nesta sexta

(São Paulo) A Contraf-CUT e a Fenaban reúnem-se nesta sexta-feira, dia 10, às 15h, para a entrega da minuta com as reivindicações dos bancários para a Campanha Nacional 2007. A pauta dos trabalhadores foi definida há uma semana, durante a Conferência Nacional.

Entre as principais reivindicações econômicas estão reajuste de 10,3%, que prevê aumento real de salários de 5,5%, e criação de um piso salarial para todos os bancários de R$ 1.628,24 (salário mínimo definido pelo Dieese para que o trabalhador tenha atendidas suas necessidades básicas), além de Plano de Cargos e Salários em todos os bancos. Os bancários também vão lutar por uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de dois salários, mais uma parcela fixa de R$ 3.500, distribuída de forma linear para todos.

Os bancários decidiram por uma Campanha Nacional Articulada, o que significa que, juntamente com a mesa da Fenaban, serão instauradas negociações específicas efetivas para os bancos públicos. Dessa forma, questões que dizem respeito a toda a categoria serão negociadas na mesa geral, enquanto as questões específicas dos bancos públicos serão negociadas diretamente com as direções do banco, em mesas específicas.

“Agora a Campanha começa pra valer. Queremos estabelecer um calendário de negociações com a Fenaban e os sindicatos precisam ampliar a mobilização. A luta está iniciada e sem pressão não vamos garantir os avanços que queremos”, diz Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.

Além do reajuste salarial, os bancários também querem uma remuneração complementar de 10% do total das vendas de produtos feitas em cada unidade, distribuído de forma linear para todos os empregados da unidade, creditados mensalmente como verba salarial, incidindo sobre FGTS, 13º, férias e descontos previdenciários.

Outro item que consta na minuta é a remuneração complementar sobre receita de prestação de serviços para todos os bancários. O benefício reivindicado é de 5% da arrecadação com prestação de serviços distribuídos trimestralmente de forma linear a todos os bancários de cada instituição, inclusive aos afastados por licença-saúde.

Comando Nacional
Antes da entrega da minuta para Fenaban, o Comando Nacional reúne-se na própria sexta-feira, às 10h, no auditório Azul do Sindicato de São Paulo. O objetivo é debater os desdobramentos da Conferência Nacional e a mídia para a Campanha que está começando.

Principais temas da Campanha 2007
* Garantia de Emprego – Convenção 158 da OIT
* Fim do assédio moral/organizacional
* Fim das metas abusivas
* PLR maior
* Isonomia de Direitos entre novos e antigos bem como com afastados e licenciados
* Plano de Cargos e Salários para todos os bancos
* Piso do Dieese para a categoria
* Igualdade de Oportunidades
* Defesa e fortalecimento dos bancos públicos
* Redução dos juros e tarifas e ampliação do crédito produtivo

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram