Bancários elegem delegados para Conferência Estadual da Fetec-CUT/SP

Encontro estadual no sábado definirá propostas para conferência nacional

Os trabalhadores de bancos públicos e privados de São Paulo, Osasco e região deram mais um exemplo de democracia ao eleger, na noite desta quinta-feira (23), seus representantes à 17º Conferência Estadual da Fetec-CUT/SP, que acontece neste sábado (25), em São Paulo.Os cerca de 400 trabalhadores que participaram da assembleia escolheram, por unanimidade, chapa única integrada por representantes das centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical e Conlutas.

Foi consenso que a defesa do emprego será uma dos grandes prioridades da Campanha Nacional Unificada 2015. “A unidade de toda a categoria é essencial para por fim as demissões e derrotar o projeto da terceirização. E, além disso, temos de fortalecer a organização em todos os setores para que os trabalhadores de bancos públicos e privados obtenham conquistas como aumento real nos salários, PLR maior e colocar ponto final às metas abusivas”, disse a vice-presidenta da Contraf-CUT e presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira.

“Também é nossa obrigação lutar em defesa da democracia, pela reforma política, a democratização dos meios de comunicação, pelos direitos de todos os trabalhadores, e para que haja mudança na atual política econômica que penaliza a classe trabalhadora e privilegia principalmente os bancos”, ressaltou.

os bancários aprovaram, ainda, a contribuição assistencial de 2,5% do salário mais R$ 10, com teto de R$ 220.

Consulta

Os resultados da consulta feita pelo Sindicato também serão levados à conferência estadual. Ao todo 11.925 bancários da base da entidade mandaram o recado: querem o fim das demissões, das terceirizações e mais contratações (com mais de 50% das respostas), PLR maior (90%), aumento real (81%), 14º salário (43%), valores mais altos para os vales refeição e alimentação (74%). Além disso, a maioria (73%) indica que o índice de reajuste a ser reivindicado para salários e verbas seja de até 15%. Outras indicações importantes são o fim das metas abusivas (59%) e o combate ao assédio moral (57%).

Conferência estadual

A 17ª Conferência Estadual dos Bancários da Fetec-CUT/SP reunirá cerca de 300 delegados. Dos debates sairão as prioridades dos trabalhadores de São Paulo para a Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto. Desse último debate sairá a pauta final de reivindicações da categoria a ser entregue à federação dos bancos (Fenaban) para a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Para balizar os debates do evento estadual, haverá apresentação de análise de conjuntura com a participação de Emir Sader, professor doutor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas e Secretário Executivo do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.

Entre os temas a serem discutidos pelos delegados estaduais estão: defesa do emprego, saúde e melhores condições de trabalho, valorização profissional e regulamentação do Sistema Financeiro Nacional.

“Esperamos que os debates da 17ª Conferência Estadual fortaleçam ainda mais a unidade da categoria para que possamos enfrentar os desafios do momento e seguir avançando nas conquistas”, afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da Fetec-CUT/SP.

Participaram da assembleia representantes da CUT, CUT-SP, Afubesp, Apcef-SP, Fetec-CUT/SP, Contraf-CUT, Abaesp e da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram