Bancários e Bancárias de Catanduva se mobilizam contra os retrocessos no Dia Internacional da Mulher

Em Catanduva, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região também prestou sua homenagem às trabalhadoras do ramo financeiro em visitas às agências bancárias nesta quarta-feira (8), com uma ação em favor da luta das mulheres contra o corte de direitos pretendido pelas reformas trabalhista e previdenciária.

As trabalhadoras foram parabenizadas pelos dirigentes sindicais e receberam panfletos com alertas sobre os principais impactos que as novas leis acarretarão se forem aprovadas.

O atual governo pretende igualar as condições de homens e mulheres para se aposentar e quer ampliar o tempo de contribuição sem considerar as diferenças sociais entre os gêneros. Para ter direito a aposentadoria integral, além de no mínimo 65 anos, elas terão que ter contribuído por 49 anos.

“Apesar das vitórias, o “Dia da Mulher”, celebrado em 8 de março, é mais do que uma data meramente comemorativa. É o momento de refletir sobre as injustiças que ainda permeiam  o universo feminino”, declarou Júlio César Trigo, diretor do Sindicato.

Após séculos de luta pela afirmação da figura feminina na sociedade, sua ampliação na vida pública e o reconhecimento de sua importância no mundo do trabalho, a mulher continua sendo discriminada no âmbito profissional, inclusive no universo bancário.

Um estudo da Contraf-CUT, em parceria com o Dieese, com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, revela que mulheres bancárias continuam sendo discriminadas nos bancos. As 944 mulheres admitidas no primeiro mês de 2017 receberam, em média, R$ 3.424,56. Esse valor corresponde a 70,1% da remuneração média auferida pelos homens contratados no mesmo período. A diferença de remuneração entre homens e mulheres é observada também na demissão. As mulheres que tiveram o vínculo de emprego rompido nos bancos em janeiro recebiam R$ 5.620,09, o que representou 71,0% da remuneração média dos homens que foram desligados dos bancos.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) também mostram que as mulheres brasileiras recebem em média 30% a menos que os homens. A diferença fica ainda mais acentuada quando considerada a jornada média em afazeres domésticos. As mulheres trabalham mais do que o dobro dos homens nestas atividades (20,6 horas/semana para mulheres e 9,8 para homens).

Para a dirigente sindical Roberta Cristine Jorge, os números revelam uma realidade desigual e reforçam a importância da discussão sobre relações compartilhadas. “É importante fomentarmos, não só neste dia, o debate sobre igualdade de gênero e divisão igualitária, tanto no ambiente profissional como também das responsabilidades domésticas, e quebrarmos os paradigmas da sociedade machista”.

Trigo ainda ressalta que o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, como sindicato cidadão, está sempre atento à defesa dos interesses da categoria e, especialmente, das mulheres. “Lutamos para que elas sejam respeitadas e valorizadas em seu ambiente de trabalho, onde ainda imperam o assédio moral e a opressão”, finaliza o dirigente.
 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram