Bancários do Rio rejeitam propostas dos bancos e aprovam greve

Trabalhadores definiram paralisação nacional a partir do dia 30

Os bancários do Rio de Janeiro seguiram a orientação do Comando Nacional, coordenado pela Contraf-CUT, e rejeitaram a proposta dos bancos, aprovando em assembleia nesta quinta-feira, dia 25, greve nacional por tempo indeterminado a partir de terça-feira, dia 30, conforme estabelece o calendário nacional. Na segunda-feira, dia 29, terá nova assembleia também na Galeria dos Empregados do Comércio, a partir das 18h, para deflagrar e organizar a greve.

Na abertura, os bancários realizaram um minuto de silêncio em homenagem ao sindicalista Dirceu Travesso, morto no último dia 16, vítima de um câncer, em São Paulo.

Impasse nos bancos públicos

Os bancários rejeitaram por unanimidade a proposta da Fenaban. Nas mesas específicas dos bancos públicos, realizadas na quarta-feira (24), também não houve avanços, levando os funcionários do Banco do Brasil e os empregados da Caixa Econômica Federal a entrarem com tudo na aprovação da greve nacional.

“A direção da Caixa fez uma proposta muito abaixo de nossas reivindicações, não quer seguir um índice maior para o piso que contemple todas as carreiras profissionais dos empregados e se limita a dizer que vai seguir a Fenaban na questão do reajuste e das demais cláusulas econômicas. Por isso, rejeitamos a proposta e defendemos a greve”, disse o diretor da Fetraf RJ/ES, Ricardo Maggi.

O secretário-geral da Contraf-CUT, Carlos de Souza, criticou a postura da direção do BB na mesa de negociação. “O banco desrespeitou o funcionalismo só apresentando proposta no último dia 24, após muita pressão dos sindicatos. A empresa não acompanha sequer a proposta da Fenaban de índice superior para os pisos e nem avaliou itens importantes como PCR (Plano de Carreira e Remuneração), PCS (Plano de Cargos e Salários) e melhorias nas condições de trabalho. Por isso, rejeitamos a proposta e vamos para uma forte greve nacional”, ressalta.

Mais informação para você

A partir de terça-feira, o Jornal Bancário circulará diariamente para melhor informar a categoria durante o período de greve e de definição da campanha salarial.

Ato no BC e no BB

A presidenta em exercício do Sindicato, Adriana Nalesso, convocou a categoria para participar da assembleia de segunda-feira, bem como do ato no Sedan-BB também no dia 29 e do ato em frente à sede do Banco Central, na próxima quinta-feira, dia 2 de outubro.

“A próxima assembleia é deliberativa e também importante para a categoria. Precisamos mostrar nossa unidade e força já no início do movimento. E no dia 2 de outubro, numa manifestação aberta a toda a população, vamos defender um BC sob o controle do Estado e não autônomo, nas mãos dos banqueiros, como defende uma certa candidatura”, afirma Adriana.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram