Bancários do Piauí ressaltam a importância dos bancos públicos em visita à agência do BB

Com o objetivo de estar em constante sintonia com a base, os diretores do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) visitaram, na manhã desta sexta-feira (6), a agência Centro do Banco do Brasil, na Rua Álvaro Mendes, Teresina.  Os bancários abordaram temas como: Campanha Nacional, Campanha em Defesa dos Bancos Públicos, Reforma Trabalhista, ações coletivas, distribuição de bottons da campanha Outubro Rosa bancário, além da entrega o Informativo Bancário aos funcionários.

O presidente do SEEBF-PI, Arimatea Passos falou das diferenças na Campanha Nacional devido ao acordo de dois anos. “Esse ano não haverá greve, mas haverá movimentação em defesa dos bancos públicos. Nós já iniciamos a campanha aqui no Piauí, assim como em todo o país. Fizemos manifestação em frente ao BNB e Caixa central e agora vamos fazer nessa agência do Banco do Brasil central, na Rua Álvaro Mendes”, informou.

Arimatea Passos também falou aos funcionários sobre os prejuízos que a nova Lei trabalhista traz para o trabalhador. “Muda formas de contratação, independente da empresa, se banco privado ou público. Permite que as contratações sejam feitas de maneira totalmente desordenadas. Mudando formas de jornada de trabalho, permitindo a contratação de grupo pessoas, por exemplo, pode contratar um grupo de gerente, um grupo de caixas, de pessoas para atendimento. Muda também a forma de demissão, e a homologação, que era feita nos sindicatos ou nos tribunais, poderá ser feita no balcão de uma agência, em um departamento qualquer, deixando o trabalhador vulnerável à vontade do patrão, e isso é muito perigoso”, disse.

Ele também ressaltou que o fundamental nesse momento é a defesa do emprego. “Na Campanha desse ano estamos lutando pela garantia e manutenção dos empregos como estão. É fundamental que o bancário e a bancária entendam que agora a principal questão é a garantia do emprego. Hoje temos 14 milhões de desempregados e sem a perspectiva de novos empregos. Com a terceirização a criação de emprego vai ficar ainda mais difícil”, afirmou.

Defesa dos Bancos Públicos

Os bancários de todo o país estão empenhados na campanha em defesa dos bancos públicos, que têm compromisso com o desenvolvimento social. “Temos um governo ilegítimo e sem nenhum compromisso com o povo, nem com o trabalhador, e que está vendendo todas as empresas públicas. Cada vez que uma empresa pública é vendida, mais o país perde a soberania. Por exemplo, na época do FHC o governo vendeu a Vale do Rio Doce, e qual foi o benefício que a venda da Vale trouxe para o povo brasileiro? O governo está com a disposição de vender tudo, destruindo a soberania do país”, alertou Arimate.

Campanha Outubro Rosa

Os diretores distribuíram botons da campanha Outubro Rosa e convidaram para o evento que o Sindicato realizará no dia 18 com programação relativa ao Outubro Rosa. “O Sindicato começou hoje a campanha de apoio ao Outubro Rosa. É importante que a gente divulgue o combate e a prevenção a esse tipo de câncer que atinge muitas mulheres. Por isso abraçamos essa campanha e vamos levar isso para dentro das agências”, afirmou Arimatea Passos.

Ação de Antecipação de Tutela

Na ocasião também foi tratada a ação de antecipação de tutela, uma conquista para os funcionários do BB. “Conquistamos na Justiça que as pessoas que perderão comissão depois do dia 11 de novembro (quando passa a vigorar a nova Lei trabalhista), e que tenham dez anos de comissão, poderão ingressar na justiça e ter a sua tutela antecipada, ou seja, não perder o valor salarial enquanto durar o julgamento do processo. Nós vamos acompanhar a tramitação de todo esse processo e torcer que a Justiça conceda ao trabalhador bancário ter os direitos que tinha antes da lei ser implementada”, afirmou Arimatea. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram