Bancários do Piauí protestam ontem e hoje e esclarecem a população

(Teresina) Seguindo o calendário de atividades da Campanha Nacional dos Bancários 2007, hoje, 06/09, foi dia de ato público em frente às agências do Bradesco da Rua Álvaro Mendes e Banco do Nordeste da Rua Rui Barbosa, centro de Teresina.

Além de carro de som, foram usados palhaço e malabarista para chamar atenção da sociedade para reivindicações da categoria. A manifestação foi de 8h30 às 10h, e contou com a colaboração dos clientes que ouviram atentamente os discursos dos dirigentes enquanto aguardavam o início do atendimento bancário.

Ontem, os bancários do Piauí realizaram um ato de manhã, de 8h30 às 10h, em frente ao Banco do Brasil da Rua Álvaro Mendes, centro de Teresina, para esclarecer aos clientes e a população que a categoria está em plena Campanha Nacional 2007. Na fachada, foi afixado um cartaz com o tema da campanha deste ano: “Não Conte com a Sorte – A gente vale mais”.

No mesmo momento, outros diretores também se concentraram em frente à Caixa Econômica Federal da Rua Areolino de Abreu. Nos dois locais, foram distribuídas Carta Aberta à População enquanto palhaços malabaristas e pernas-de-pau, chamados de ‘Circo dos Solesionados’, foram utilizados para fazer uma sátira ao Cirque du Soleil que está sendo patrocinado pelo Bradesco no Brasil. Os bancários querem chamar atenção da população para os constantes casos de bancários vítimas de Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT).

Para o vice-presidente do Sindicato dos Bancários, Valdisar Leandro, a importância desse ato público é fazer com que a população se conscientize das deficiências dos serviços prestados pelos bancos e participem também das reivindicações e benefícios, não só dos bancários, mas dela própria. “E que se solidarize com os bancários na sua reivindicação salarial”, enfatiza.

Dentre os principais pontos da minuta entregue aos banqueiros dia 10 de agosto, os bancários pedem reajuste salarial de 10,3% e maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Se não houver um acordo entre bancários e banqueiros até o prazo máximo que é dia 20 de setembro, conforme adverte o vice-presidente, a categoria poderá deliberar por paralisações.

O sindicalista esclarece, neste momento, que a população precisa saber que os bancários só farão greve se suas reivindicações não forem atendidas. “Queremos deixar a população tranqüila de que não estamos iniciando, gratuitamente, um movimento paredista, pois estamos tentando a todo custo negociar. Mas para isso, é necessário que o nível de negociação dos empregados seja alto e que estejam prontos, inclusive, para greve, mas que este será um último recurso”.

Já o diretor João Neto avalia como positivo a realização do ato público, até porque o Sindicato dos Bancários, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e o Comando Nacional dos Bancários, normalmente têm a preocupação de estar comunicando à população com bastante antecedência as decisões deliberadas em assembléias pela categoria, pois isso é uma demonstração de respeito para com a sociedade.

No mesmo dia, à tarde, houve manifestação em frente do BB e Bradesco da Barão de Gurguéia, zona Sul de Teresina.

Fonte: Seeb Piauí

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram