Bancários do Piauí paralisam agências da Caixa, BNB, Bradesco, Itaú e Santander no Centro de Teresina

Seguindo um movimento nacional de paralisação e pressão nesta semana de negociação na Mesa Única entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bancários e bancárias do Piauí retardaram em 01 hora a abertura das agências da Caixa Econômica (Conselheiro Saraiva), Banco do Nordeste, Bradesco, Itaú e Santander no Centro de Teresina, nesta sexta-feira (24/08).

Odaly Medeiros parabenizou os funcionários da agência Conselheiro Saraiva, da Caixa Econômica, que aderiram à paralisação e ressaltou que com unidade todos se sentem mais fortes e protegidos. “A greve não prejudica ninguém se todos estiverem unidos. Estou bastante otimista. A Caixa Conselheiro Saraiva deu um exemplo de militância e luta por seus direitos. Todo o corpo funcional, com exceção do gerente geral, aderiu a nossa paralisação. Mostra que, se tivermos que decretar greve, teremos o apoio dessa categoria. Aqui na base do Piauí nós temos conseguido mobilizar e paralisar as agências e isso reflete positivamente nas negociações”.   

A diretora Francisca de Assis ressaltou está em negociação um acordo construído ao longo de muitos anos de luta. “O risco é esse acordo desaparecer de um dia para o outro. Os trabalhadores da Caixa estão com seu plano de saúde ameaçado e têm ainda mais motivos para lutar para preservar as conquistas alcançadas ao longo de muitas lutas e continuar defendendo que a Caixa seja uma empresa prestadora de serviço prol da sociedade”, disse De Assis.

O Banco do Nordeste foi outro banco público que paralisou em adesão ao movimento de pressão por uma proposta decente por parte da Fenaban. O diretor Marcus Vinicius afirmou que esse movimento no Piauí, assim como em todo o Brasil, reflete na negociação nacional, mesmo num contexto desfavorável ao trabalhador. “Isso tem pressionado os banqueiros nessa negociação. Lutamos por nenhum direito a menos e uma proposta de aumento real. É uma campanha complicada por conta da reforma trabalhista, mas com unidade temos uma boa expectativa e vamos colocar a proposta que vier para a apreciação da categoria”, afirmou Marcus Vinícius.

Na agência do Bradesco todos os funcionários aderiram e também retardaram o atendimento ao público em 01 hora. “As paralisações são fundamentais. Isso se soma às mobilizações em todo o país e ajuda no processo negocial de pressão à Fenaban, tanto que já vemos um recuo da Fenaban em alguns pontos. Estamos muito contentes com a participação dos trabalhadores, principalmente do setor privado, que têm atendido ao chamado do Sindicato e participado efetivamente das paralisações, forçando uma negociação positiva para a classe trabalhadora”, afirmou o Diretor João Neto.

As duas agências do Santander, também da Rua Álvaro Mendes, pararam as atividades e todos os funcionários aderiram à mobilização, como informa o diretor Cesário Alves. “Tivemos uma boa adesão dos funcionários do Santander. Aqui na Álvaro Mendes as duas agências foram fechadas, os funcionários saíram e foi uma adesão 100%. A mobilização e a pressão em todo o país fizeram com que a Fenaban recuasse em relação a alguns pontos. Toda conquista só acontece com mobilização e aqui no Piauí a categoria tem correspondido ao chamado”, afirmou Cesário.

No Itaú os empregados também aderiram e o atendimento foi paralisado em 01 hora como forma de protesto e defesa dos direitos que estão em risco. “A adesão à paralisação foi bem aceita aqui no Itaú, porque eles estão vendo que a situação está complicada, estão entendendo que se não fizerem uma mobilização em torno de nossas reivindicações, será muito complicado. Pedimos que a mobilização continue para que saia uma proposta decente, se não vamos todos para a greve”, afirmou o Diretor Raimundo Neide.

Nesta sexta-feira (24) o Comando Nacional dos Bancários segue reunido com a Fenaban, continuando a oitava rodada de negociações que começou ainda na quinta-feira (23). A categoria espera mobilizada pelo resultado dessa negociação.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram