Bancários do Pará paralisam agência do Bradesco contra demissões

A agência do Bradesco na Rua Domingos Marreiros, bairro de Fátima, em Belém, esteve com suas atividades paralisadas pelo Sindicato dos Bancários e pela Fetec-CUT Centro Norte durante toda esta terça-feira, 21 de junho. Motivo: o alto índice de demissões no banco e o risco de ampliação do fechamento de postos de trabalhos com a aquisição de 100% do capital do HSBC Brasil pelo Bradesco.

No primeiro trimestre de 2016, o banco Bradesco teve lucro líquido de R$ 4,113 bilhões. Mesmo fechando o início do ano com lucro, o banco manteve sua política de corte de postos de trabalho.

Em apenas um ano, de março de 2015 a março de 2016, foram 3.581 empregos a menos no segundo maior banco privado do país. Somente de dezembro de 2015 a março deste ano, foram extintas 1.466 vagas de trabalho.

Também houve redução no número de agências. São 152 unidades a menos em março de 2016, na comparação com março de 2015.

“A paralisação de hoje na agência Domingos Marreiros é uma resposta da nossa categoria contra essa onda de demissões desenfreadas no Bradesco. E seguiremos na luta em defesa do emprego, sobretudo nesse momento de fusão do Bradesco com o HSBC, que coloca cerca de 115 mil trabalhadores dessas instituições em todo país apreensivos com a possibilidade de perda do emprego a partir dessa fusão”, afirma a diretora do Sindicato dos Bancários do Pará e funcionária do Bradesco, Heládia Carvalho.

“O Bradesco mais demite do que contrata em todo o território nacional. Por isso, a nossa luta se intensifica e cobraremos do Bradesco o seu compromisso social, principalmente com os funcionários do HSBC, que agora passarão a ser de sua responsabilidade. Não aceitaremos retrocesso na luta pela defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores”, destaca a diretora do Sindicato e funcionária do HSBC, Eliana Lima.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram