Bancários do país inteiro protestam contra o ABN/Real

(São Paulo) Em todo o Brasil, os bancários do ABN/Real realizaram protestos e paralisações num Dia Nacional de Lutas em Defesa do Emprego, nesta quarta-feira, dia 22. “Foi muito boa a adesão dos trabalhadores, que participaram massivamente das atividades propostas pelos sindicatos. Temos um longo caminho pela frente até conseguirmos garantir que nenhum bancários será demitido com a venda do banco”, afirmou Deise Recoaro, diretora da Contraf-CUT.

Em São Paulo, os bancários do Real atrasaram por uma hora a abertura de agências. Um total de 2.850 trabalhadores de 16 agências da capital, de Osasco e do Centro Administrativo Operacional (CAO) ABN foram abrangidos pela mobilização. No CAO, onde o horário de entrada dos funcionários é escalonado, a partir das 7h, os trabalhos foram retomados por volta das 10h.

No Grande ABC, as atividades, que integram Dia Nacional de Luta, atingiram agências do banco em São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Santo André. Um manifesto foi lido e distribuído a funcionários, clientes e população em geral pelos diretores do Sindicato dos Bancários do ABC. As paralisações também atingiram o interior do Estado. O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região realizou atividades na cidade e nas vizinhas Itápolis e Monte Alto. A abertura das agências teve um atraso de 30 minutos.

No Mato Grosso, durante uma hora a agência centro do banco Sudameris, em Cuiabá, ficou fechada para atendimento ao público. Os bancários pararam para receberem do Sindicato as informações sobre a situação do Grupo ABN Amro Real e com isso, discutir a necessidade de mobilização em favor da manutenção do emprego para esses funcionários. Além dos pontos específicos sobre o ABN Real, os dirigentes sindicais também mobilizaram os bancários para a Campanha Nacional. No interior, em Rondonópolis, os dirigentes sindicais entregaram o Jornal Realidades na agência do ABN Real. Além disso, os sindicalistas ainda se reuniram com os funcionários e levaram informações sobre a Campanha Nacional 2007. Em Dourados, no Mato Grosso do Sul, duas agências do banco tiveram a abertura retardada por uma hora.

Em Brasília, os bancários realizaram uma manifestação que, de acordo com a diretoria do Sindicato, foi muito boa e proveitosa. Duas agências tiveram suas aberturas retardadas por uma hora. Durante o ato, os sindicalistas se reuniram com os funcionários e leram o manifesto feito pela Contraf-CUT.

Em Pernambuco, o ABN Espaço Van Gogh, na Domingos Ferreira, em Boa Viagem, teve sua abertura retardada em uma hora. Clientes e bancários ouviram, e leram, atentamente as informações passadas pelo Sindicato. Os dirigentes sindicais também visitaram a agência da Antônio Falcão. Na próxima terça, 28, o assunto alcança o parlamento. Uma moção sobre o perigo que representa a fusão do ABN para clientes e bancários será apresentada pela deputada Teresa Leitão.

No Ceará, bancários do ABN/Real juntamente com diretores do Sindicato dos Bancários realizaram ato nesta quarta-feira em frente à agência da Floriano Peixoto, no Centro de Fortaleza. O foco da manifestação foi a luta pela garantia do emprego e contra a dispensa sem motivo. Além disso, foram ressaltados pontos como a garantia de maiores salários para os bancários e melhores condições para os clientes.

No Paraná, o Dia de Luta foi intenso. A Fetec registrou junto aos seus Sindicatos a paralisação de pelo menos 13 agências em todo o Estado. A manifestação ocorreu de forma uniforme, com protestos pacíficos em defesa dos trabalhadores do banco nos municípios de Londrina, Guarapuava, Campo Mourão, Paranavaí, Cornélio Procópio e Umuarama. Durante aproximadamente uma hora, os Sindicatos dos Bancários das respectivas regiões fizeram panfletagem nas agências, mobilizando a categoria e explicando sobre os efeitos de uma possível negociação com o Santander. Em Apucarana, Toledo e Curitiba, dirigentes da Federação dos Bancários da CUT e do Sindicato dos Bancários também entregaram um manifesto condenando a decisão do consórcio de bancos (da qual o Santander faz parte) que pretende comprar o ABN e promover cerca de 19 mil demissões em todo o país. O manifesto é amparado pelos resultados financeiros dos dois bancos nos últimos nove anos. Juntos, Santander e ABN lucraram mais de R$ 15 bilhões.

No Espírito Santo, o Sindicato dos Bancários realizou manifestações em frente às agências do ABN Real e do banco Sudameris localizadas no Centro de Vitória. Durante o protesto, os representantes do Sindicato conversaram com bancários, clientes e usuários dos bancos ABN Real e Sudameris, que receberam um panfleto baseado no manifesto da Contraf em defesa do emprego dos trabalhadores das duas instituições.

Em Florianópolis, trabalhadores e dirigentes sindicais realizaram um protesto nas agências do Real ABN na região central da Capital, retardando em uma hora a abertura das unidades. Os diretores do SEEB conversaram com clientes e usuários do banco e também distribuíram uma carta aberta explicando a preocupação do movimento sindical quanto à manutenção dos postos de trabalho nesse segmento. De 27 a 31 de agosto a Direção do SEEB estará dialogando com os parlamentares na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, para que seja aprovada moção em apoio a manutenção dos empregos dos funcionários do Real ABN.

No Pará, as atividades se deram na agência Almirante Barroso, onde desde as 9h os representantes dos trabalhadores se encontravam mobilizados com a presença de carro-som, e distribuição de panfletos esclarecendo o motivo da paralisação aos clientes e á população. Antes da manifestação foi realizada uma reunião entre os funcionários e os representantes do Sindicato que deliberaram sobre o assunto e ganharam total apoio dos trabalhadores. A agência retornou ao seu funcionamento normal a partir das 11h.

No Acre, os bancários da agência Rio Branco retardaram por meia hora a abertura do expediente. Os sindicalistas reuniram os funcionários e aproveitaram o ato para ler um manifesto preparado pela Contraf, onde o objetivo é a defesa do emprego dos funcionários da instituição. O ato também foi realizado em dois PAB´s e o Sindicato aproveitou para distribuir panfletos aos clientes da instituição.

Em Rondônia, em uma agência do ABN Real e uma agência do Sudameris os sindicalistas realizaram manifestação de uma hora e se reuniram com os bancários das duas agências. Em Roraima, foram distribuídos panfletos explicativos e os sindicalistas conversaram com os bancários da agência do ABN e também de outros seis PAB’s.

Em Juiz de Fora (MG) , os bancários interromperam suas atividades por até uma hora. Diretores do Sindicato estiveram na frente das agências com faixas e distribuíram material impresso, alertando clientes e funcionários sobre os 19 mil postos de trabalho que correm o risco de desaparecer em todo o Brasil. As agências de Benfica e da Rio Branco paralisaram suas atividades em 30 minutos. O Real ABN do Calçadão não abriu para atendimento ao público até às 12h. Em Campos dos Goytacazes (RJ) , o Sindicato visitou a única agência da base pela manhã e distribuiu o jornal Realidades.

Fonte: Sindicatos e Federações

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram