Bancários do MT participam da XX Romaria dos Trabalhadores em Cuiabá

Nem mesmo a manhã gelada do dia 1° de Maio, Dia do Trabalhador, deixou os dirigentes do Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (Seeb/MT) e milhares de outros trabalhadores ligados a outros sindicatos e movimentos sociais, de fora de uma das maiores manifestações promovidas pela CUT no estado.

Nesse ano em Mato Grosso, a Romaria teve como tema “Memória, caminhada, sonho e compromisso”, devido a comemoração dos 20 anos do movimento. Já em nível nacional, o tema central foi a “Redução da jornada de trabalho sem a redução dos salários”.

“Temos um longo caminho pela frente, se quisermos ter sucesso nessa missão. Já existe um projeto de lei pedindo esta redução da carga horária de trabalho para 40 horas semanais a partir do ano que vem e temos que fazer com que essa Emenda Constitucional, que já está em tramitação no Congresso Nacional, seja aprovada”, explica o presidente do Seeb/MT, Arilson da Silva.

Por isso, durante a caminhada foram recolhidas assinaturas de trabalhadores pedindo a aprovação. No total, em todo o Brasil, a Central Única dos Trabalhadores pretende recolher cinco milhões de assinaturas, que irão compor um documento a ser enviado à Brasília no dia 28 de maio.

“Com a redução da jornada sem a redução dos salários, as empresas teriam que contratar mais funcionários, gerando assim mais emprego e renda para a população em geral”, explica o secretário de Políticas Sindicais, João Luiz Dourado. De acordo com ele, até mesmo a qualidade do trabalho seria melhor, pois os funcionários produziriam mais, devido ao grau de satisfação e redução do estresse.

Além da reivindicação da redução da jornada sem diminuição do salário, os trabalhadores também cobraram o fim do trabalho escravo, os avanços nos direitos das mulheres, dentre outros temas.

A caminhada que começou às 7h30 com um culto ecumênico na igreja do Rosário, no centro de Cuiabá, seguiu em marcha ao ginásio do colégio São Gonçalo. O evento contou com apresentação de teatro, palestras, coleta de assinatura, apresentação de Siriri dentre outras atividades.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram