Bancários do Inter conquistam ampliação da licença maternidade

Negociação também garante outros avanços importantes para os trabalhadores

Em mais uma conquista histórica dos funcionários, por intermédio da representação sindical, o Banco Inter anunciou a adesão da empresa ao programa empresa Cidadã e a extensão da licença maternidade para 180 dias e licença paternidade, para 20 dias. A representação dos trabalhadores cobrou do Banco que também conceda a ampliação da licença para as bancárias que já estão em licença maternidade. O banco informou que vai levantar os números de bancárias e que não vê problema em conceder o benefício para elas.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Ramon Peres, que comandou a negociação, a extensão da licença maternidade no Banco Inter é uma conquista histórica e representa a valorização de todos os trabalhadores. “A licença maternidade garante que as mães possam se recuperar do pós-parto, criando vínculos afetivos com o bebê, sem riscos ao trabalho. Uma conquista ímpar de valorização dos laços entre mãe e filho”, destacou.

Auxílio educacional

O Banco Inter recebeu a solicitação para implementação do programa auxílio educacional. Os representantes do banco apresentaram os vários programas de capacitação que têm e ficaram de construir o programa para o ano de 2023, incluindo o investimento no orçamento do banco.

Reembolso das certificações ANBIMA

Os trabalhadores cobraram e o Banco Inter reafirmou a disposição em reembolsar as despesas dos bancários com as certificações Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), condicionado à necessidade na atividade exercida dentro do banco.

Convocação para trabalho no dia 15 de agosto

O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte cobrou esclarecimentos sobre a convocação dos funcionários para trabalharem no dia 15 de agosto, feriado municipal na cidade. O Banco Inter informou que os funcionários que trabalharam neste dia poderão escolher entre a compensação, com um dia de folga, ou o pagamento de horas extras no mês subsequente.

Bancos de Horas

O movimento sindical reivindicou ainda a suspensão dos acordos individuais de compensação de jornada/banco de horas, para que seja negociado um acordo coletivo que tenha pontos positivos para os trabalhadores. O banco acatou a reivindicação, suspendeu todos os acordos individuais, e, em breve, vamos construir uma proposta de acordo para apresentar aos bancários e bancárias do banco para deliberação.

Denúncia de contratação de terceirizados para atividade bancária

Foram apresentadas denúncias sobre eventual anúncio de contratação de bancários para o cargo de operador de telemarketing. O Banco Inter informou que a contratação como Operador de Telemarketing só acontece por conta da denominação do Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO), mas que todos são bancários, podem se filiar aos sindicatos e gozam de todos os direitos e benefícios da Convenção Coletiva de Trabalho.

Marco Aurélio Alves, diretor regional do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e representante dos funcionários nas negociações com o Banco, ressaltou a importância das filiações dos funcionários do Inter na luta por mais conquistas. “O movimento sindical é uma organização que representa os interesses dos bancários e foi criado com o objetivo de defender o cidadão no papel de empregado em relação ao contratante, por isso, quanto mais filiados tivermos no Banco Inter, maiores serão as conquistas a favor dos funcionários”, afirmou.

Programa de Remuneração Variável

O Banco Inter informou que está elaborando um acordo de Programa de Remuneração Variável e que em breve vai chamar o movimento sindical para negociar. Os trabalhadores cobram reconhecimento de seus esforços de forma proporcional, ou seja, que todos os bancários recebam de forma promocional ao atingimento de meta.

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram