Bancários do HSBC no Rio param nesta terça-feira contra demissões em massa

Os bancários do HSBC farão uma paralisação de 24 horas, nesta terça-feira (18) contra as mais de 100 demissões no Rio de Janeiro, a maioria delas, no prédio do Serviço Admistrativo (Searj), em São Cristóvão. A decisão foi tomada em assembléia realizada nesta segunda-feira, no auditório do Sindicato, com a presença de mais de 160 funcionários, entre demitidos e não demitidos.

O diretor da entidade, Marcelo Rodrigues, explicou que, além da paralisação, vão ser realizadas outras mobilizações no Rio, em São Paulo e Curitiba, numa campanha cujo objetivo é a reintegração dos dispensados, com a transferência de todos para as agências, já que elas funcionam com número de pessoal insuficiente para atender aos clientes. O assunto será discutido na negociação com o banco, marcada para esta terça-feira, às 16 horas, no Rio de Janeiro.

Ganância

O corte de pessoal foi anunciado na última sexta-feira e atingiu cerca de 115 bancários, 95 da TSU (Unidade de Transporte de Serviço), responsável pelo processamento de abertura de contas correntes, do HSBC e da financeira Losango, pertencente ao grupo. O restante foram demitidos de agências.

“Havia três TSUs no Brasil, a do Rio de Janeiro, que atingia melhores resultados. Não havia porque fechar. O banco inglês vem para o Brasil e usa o desemprego para lucrar mais, não há outro motivo que não a ganância”, afirmou Marcelo Rodrigues. Acrescentou que, tanto é assim, que os serviços da TSU Rio passaram a ser feitos pela empresa terceirizada Iron, baseada em São Paulo. O dirigente lembrou que o banco tem apresentado excelentes resultado no Brasil, como o aumento de mais de 40% do lucro no primeiro semestre do ano, não se justificando as demissões.

Luta em defesa do emprego no Searj

Ainda permanecem no prédio do Searj cerca de 130 bancários. Marcelo disse que o mais importante, agora, é que todos permaneçam unidos e mobilizados junto com o Sindicato. “Nada impede que os demitidos possam voltar através da luta; e temos que nos mobilizar para que os empregos dos que ficaram sejam preservados”, argumentou.

Campos

Seguindo orientação da COE dos funcionários do HSBC, os bancários de Campos dos Goytacazes paralisaram a agência do banco inglês na região.

A manifestação foi realizada durante todo o período de atendimento ao público, 10h às 16h.

Nova assembléia

Os bancários do HSBC do Rio de Janeiro farão nova assembléia nesta terça-feira, às 17 horas. Vão avaliar a paralisação de 24 horas e a negociação com o banco, e decidir sobre as próximas mobilizações. A assembléia será no auditório do Sindicato (Av. Pres. Vargas, 502, 21º andar, Centro).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram