Bancários do Espirito Santo realizam ação sindical em agência do Santander

O Sindicato dos Bancários do Espirito Santo realizou nesta quarta-feira, dia 20, uma ação sindical na agência do Santander da Reta da Penha, em Vitória, para protestar contra diversas medidas de implementação da reforma trabalhista no banco. Recentemente, funcionários do banco foram submetidos a um acordo individual de banco de horas semestral, que pela Constituição só pode ser feito por Acordo ou Contrato Coletivo. O banco também alterou a data do pagamento do dia 20 para o dia 30 a partir de março de 2018, e modificou os meses de pagamento do 13º salário, antes previsto para fevereiro e novembro e, agora, maio e dezembro.

“A direção do Santander também já afirmou que vai aplicar o parcelamento de férias. Que ninguém se iluda que esse parcelamento não será negociado de forma abusiva”, afirma o diretor do Sindibancários/ES Jonathas Corrêa.

“Além disso, os trabalhadores do Santander também sofrem com os aumentos abusivos do plano de saúde. Outro problema do banco é o grande número de demissões que aumenta cada dia mais”, afirma o diretor Cláudio Merçon.

A diretora do Sindicato Cláudia Garcia ressalta que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários tem vigência até 31 de agosto de 2018 e que no Santander há também um acordo Aditivo. “Se não reagirmos a esses ataques agora, assim que terminar a vigência do acordo e da CCT o banco vai cortar todos os direitos dos trabalhadores já garantidos”, alerta a diretora.

Ela destaca, ainda, que o que está acontecendo no Santander pode acontecer com os demais bancos. “Os trabalhadores precisam estar alerta e participar dos protestos ativamente, pois o banco desrespeita e corta direitos dos trabalhadores, a partir de uma reforma que foi encomendada pelos empresários. E eles vão querer colocar em prática todo o massacre que prevê a reforma trabalhista. A classe trabalhadora precisa se levantar e lutar unida desde já”, reforça.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram