Bancários do BNB protestam no Recife e cobram pagamento da PLR

Manifestação contra o enorme descaso do banco com os funcionários

Os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) participaram nesta segunda-feira, dia 5, de um ato de protesto pelo pagamento da segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), em Recife. A manifestação ocorreu antes da reunião realizada na tarde desta segunda entre o Dest, a direção do banco e os representantes da Contraf-CUT, federações e sindicatos sobre o assunto, em Brasília.

“Caso a resposta não seja satisfatória, vamos fazer uma assembleia com os bancários para discutir, inclusive, a possibilidade de greve”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fernando Batata.

Em reunião no dia 28, o presidente interino do BNB, Nelson Antônio de Souza, informou aos sindicatos que o banco ainda não conseguira aprovar o pagamento da PLR com o DEST e o Ministério da Fazenda.

“O que revolta é ouvir que o BNB ainda não conseguiu liberar o pagamento da PLR aos funcionários, mas que já pagou os dividendos aos acionistas”, ressalta Batata.

O impasse se arrasta desde o final de fevereiro, quando foi publicado o balanço do banco, com resultados que repercutiam negativamente na PLR dos trabalhadores.

Tomando como base o lucro apresentado, muitos funcionários teriam de devolver parte do valor recebido como primeira parcela da PLR, o que ocorreu no final da Campanha Nacional 2013.

Após a pressão das entidades sindicais, a direção do BNB informou que seria feita uma reversão de provisões realizadas a mais no exercício de 2012, o que reduziu o lucro do BNB e motivou a distribuição de uma PLR menor do que a que efetivamente deveria ter sido quitada. A compensação desses valores em 2013 permitiria ao banco quitar a segunda parcela da PLR.

O protesto

O ato desta segunda foi realizado na Agência Recife Centro, na Boa Vista. “Tivemos a participação de bancários de todas as áreas do BNB. Todos estão revoltados: que parecer é esse que só é desfavorável para os trabalhadores? Vale ressaltar que o governo tem 70% das ações do BNB e que os acionistas já receberam a parte que lhes cabe”, critica o diretor do Sindicato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram