Bancários do BB e da Caixa entregam reivindicações específicas no dia 14

(São Paulo) Os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal entregarão na próxima terça-feira, dia 14, as pautas de reivindicações específicas para a diretoria das empresas. A reunião com o Caixa está marcada para 10h, na matriz, em Brasília. A entrega da pauta para BB será ao meio-dia, na sede da capital federal.

As reivindicações específicas dos bancários do BB e da Caixa foram definidas nos dias 30 e 31 de julho, nos Congressos dos bancos realizados durante a 9ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Conforme decisão dos delegados, a Campanha Nacional deste ano será novamente unificada, sendo que a minuta de reivindicações que atende a toda a categoria será entregue à Fenaban nesta sexta-feira, dia 10. As questões específicas de cada banco continuam sendo negociadas em mesas permanentes.

“Nesta primeira reunião, em que entregaremos a pauta de reivindicações, queremos estabelecer um calendário de negociações para que as questões do funcionalismo sejam debatidas com seriedade e celeridade”, afirma Marcel Barros, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

Entre as reivindicações dos bancários do Banco do Brasil está a isonomia total de direitos e benefícios entre os funcionários novos e antigos. Os bancários querem que o salário mínimo do Dieese (R$ 1.628) seja o piso na empresa. O pagamento de todas as horas-extras e o retorno do anuênio também estão na pauta. Para a Cassi, os trabalhadores reivindicam a não terceirização do Sesmt (Serviço de Engenharia e Segurança de Medicina do Trabalho) e a cobertura por parte do BB de eventuais déficits da Caixa de Assistência. A pauta de reivindicações específicas dos funcionários do BB ainda têm vários itens relativos à Previ, como o fim do “voto de minerva”, a abertura de financiamento imobiliário para o Plano 2 com recursos do próprio plano e o aumento das pensões e do benefício de 90 por cento para 100 por cento. Baixar a taxa atuarial, criar um benefício extraordinário e o pagamento da integralidade da contribuição para as mulheres que tiverem 25 anos de associação a Previ também integram a pauta.

Plínio Pavão, diretor da Contraf-CUT e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, explica que uma das principais reivindicações específicas é a criação de um novo Plano de Cargos e Salários que contemple todos os bancários da Caixa. Outro item importante na pauta de reivindicações é a contratação de mais empregados. Também integram a minuta específica a solução para os problemas do Saúde Caixa, as questões de saúde e condições de trabalho (incluindo o problema do assédio moral e da violência organizacional) e a extensão do auxílio e da cesta-alimentação para todos os aposentados.

Dois dias após a entrega da pauta de reivindicações para a Caixa, a Contraf-CUT e o banco reúnem-se, às 15h do dia 16, para discutir o Saúde Caixa. Em pauta o pagamento das participações não cobradas no período de março de 2005 a março de 2007, além de outros assuntos. A reunião da CEE/Caixa será no mesmo dia, às 11h, na Fenae.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram